Da Assessoria

Para abrir os caminhos da comemoração dos 10 anos de carreira do coletivo musical Petrônio e as Criaturas, será lançado o single da canção Alpercata de Rabicho no dia 03 de julho de 2023.

Composta por Tico Gonçalo, Léo Godoy e Ray de Serra, a canção traz na letra um resumo de vários acontecimentos ligados à personagem histórica de Virgulino Ferreira, o Lampião e cita hábitos, costumes e aspectos cotidianos da vida no cangaço:

Os motivos da entrada na vida das armas, o combate às volantes policiais, o fato de que todas as famílias antigas de Serra Talhada e região tinham alguma forma de contato com cangaceiros ou volantes policiais, seja por parentesco, amizade, inimizade ou por alguma proximidade geográfica.

Iniciada pelo verso “E Virgulino era menino e conhecia meu avô…” Alpercata de Rabicho já diz a que veio.

A canção já foi gravada por Carlinhos Pajeú, Ray de Serrat, Léo Godoy e agora leva a marca de Petrônio e as Criaturas em sua interpretação e arranjos com elementos do country e do xote.

Alpercata de Rabicho também já deu título ao primeiro documentário cinematográfico realizado pelo artista Petrônio Lorena, no ano de 1999.

Foi o primeiro filme sobre a dança do Xaxado e bastante exibido pela TV Universitária do Recife e pela TV Cultura de São Paulo.

Petrônio e as Criaturas iniciou carreira em 2013, com o disco “Ossos da alma”, seguido do álbum “Troglodita”(2019), do EP “Mergulho” (2021) e do single “Ilusão de viver de esperança ofusca o coração, confunde a mente’(2022).

A banda tocou em importantes palcos de Pernambuco e do resto Brasil: Festival de Inverno de Garanhuns(2016), Sala Baden Powell(2014) e Casa França-Brasil(2015) no Rio de Janeiro, Caixa Cultura em Curitiba(PR), Festa de Setembro em Serra Talhada(2015/2016), Espaço Paisá(2017) em Campina Grande(PB), Som na Rural (2018) no aniversário das cidades de Recife e Olinda, no Jambo Azul (2019) em Recife, no Espaço Arena (2020) em Serra Talhada(PE), Festival Recife-Lofi(2022), transmitido pela Rádio Frei Caneca FM, entre outros palcos do Brasil.

E para 2023, após o lançamento do single “Alpercata de Rabicho”, virá em agosto o álbum  “Apesar do tempo surdo” com oito canções, constando “Encurralados” de Tico Gonçalo, “Enquanto render a vida não se acaba a esperança”, de Severina Branca,  “Há Luz de Vela” de Evandro Negro Bento, além das composições de Petrônio.

Para acessar a música antes da data de lançamento, você pode acessar o link: https://tratore.ffm.to/petronioeascriaturas.

Faça o pré-save nas seguintes plataformas: spotify, deezer, Apple Music, Tidal e Amazon Music e Napster.

Você pode também acessar pelo Youtube, basta procurar pelo nome da música n dia 03/07/23 no youtube de Petrônio e as Criaturas.

Para saber mais notícias basta consultar @petronioeascriaturas.

 ALPERCATA DE RABICHO

(Léo Godoy, Tico Gonçalo e Ray di Serra)

E Virgulino era menino e conhecia meu avô

E meu avô era menino e conhecia Virgulino

E haja briga pela terra, haja intriga e haja dor

E só por causa de um chocalho, desgraçou-se o menino

E com Alpercata de Rabicho vira bicho Lampião

Brigando com as volantes na caatinga do sertão

E tem Corisco, Cravo Roxo, Sabonete e Azulão

Atirando e baleando, pegando macaco a mão

Lampião se apeou lá no pé-da-serra

Disse: Não me entrego não! Tá declarada a guerra!

– Zabelê, vá me Vilabela, buscar munição

– Traz batom, água de cheiro

– Pra Maria Bonita, rapadura e pão.

Músicos

Josy Caldas – zabumba e triângulo

Guga S. Rocha – backing vocal, esteira caipira, bandolim, reco-reco, viola de 10 e efeitos especiais

Petrônio Lorena – voz e violão

Rama Om – ukulêle, contrabaixo, gaita, bongue

Gravação, mixagem e masterização: Guga S. Rocha

CLICA NO VÍDEO