Foto: Soo Chul Park / Pexels

Por Folha de Pernambuco

Se você tem um pet, é muito provável que esse animal já esteja idoso ou chegue à velhice ao seu lado, afinal, cães e gatos vivem menos tempo que nós, humanos. Para garantir um envelhecimento digno, algumas dicas podem ajudar tutores a lidar com pets em idade avançada.

Primeiro, o tutor precisa saber qual é essa idade considerada avançada para seus animais. Para gatos, a idade avançada começa a dar sinais a partir dos sete anos; já cães apresentam sinais de velhice a partir dos cinco anos de idade. Algumas raças de cães podem ter uma longevidade estendida, principalmente os pets de menor porte. A certeza de que o animalzinho está envelhecendo também se mostra em sinais, na disposição e no corpo do pet: pelos brancos e grisalhos; afinamento da pele; menos disposição; diminuição da audição e/ ou visão; comprometimento do olfato; problemas articulares; perda muscular; além de mudanças de comportamento em geral.

Dados da DogHero estimam que mais de 50% da população pet na América Latina possui mais de oito anos de idade, o que destaca a alta longevidade dos animais de estimação. A amostra faz parte do banco de informações da plataforma, que conta com mais de 2,5 milhões de cães e gatos cadastrados.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Geriatria Veterinária (SBGV), a expectativa de vida de cães de porte grande passou de sete para 12 anos. Alguns fatores podem estar promovendo essa maior longevidade, como uma melhor alimentação, constância nas visitas a médicos-veterinários, além do maior conforto proporcionado aos bichos.

alimentação do pet idoso deve ser específica. Uma das características das rações voltadas para esse segmento é a diminuição da quantidade de calorias, de forma que o cão não coma mais do que deve e, ao mesmo tempo, se mantenha saciado e nutrido, prevenindo a obesidade, já que é muito comum que os pets se locomovam menos e o metabolismo se torne mais lento ao envelhecerem.

Para prevenir problemas que podem comprometer o bem-estar do pet, oferecer cuidados de saúde, atividades físicas e mentais regulares e o acompanhamento de um profissional de confiança são pontos fundamentais para que ele envelheça bem. Prevenção e diagnósticos rápidos podem, certamente, aumentar a expectativa de vida do seu cachorro.

Modificar a organização da casa pode trazer mais conforto ao seu “velhinho” de quatro patas, elevar bebedouros e comedouros, facilitar o acesso aos cômodos da casa, ter rampas, degraus baixos, podem diminuir o impacto e gerar comodidade. Oferecer atividades físicas e mentais, atenção e, sobretudo, entender as limitações do pet são fatores importantíssimos para os cuidados dos animais mais velhos.