Do JC Online

A Polícia Federal de Curitiba já está preparando uma cela exclusiva para receber o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As informações são exclusivas do jornal O Globo, que detalha, inclusive, que Lula não deve ficar na custódia do prédio.

Os planos da PF para o petista é de colocá-lo em uma sala do edifício que deve ser adaptada para receber o ex-presidente de forma isolada. Lula deve também ter direito a banho de sol, mas de forma reservada durante duas horas por dia, o que é diferente dos outros presos.

Outro preparativo será quanto as visitas: o petista não vai poder receber visitas dos familiares simultaneamente com outros presos. A regra para os presos é que todos tem direito de ver a família nas quartas-feiras juntamente com outros detentos em um mesmo recinto.

Segundo O Globo, agentes federais dizzeram em conversas informais com a Polícia Federal que o juiz Sérgio Moro pediu para que Lula fosse preso na Superintendência. Esse é o local em que os condenados pela Lava Jato que negociam delação premiada estão detidos.

Ainda segundo o jornal, os próprios policiais e o Moro chegaram a conclusão de que não seria assegurado a permanência de Lula no Complexo Médico Penal (CMP), prisão localizada na região metropolitana de Curitiba. Neste presídio estão o ex-deputado Eduardo Cunha, o ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, e outros condenados da Lava Jato. Esses não tiveram os acordos de delação formalizados ou aprovados por procuradores.

Atualmente, os que estão detidos pela operação e que estão na sede da Polícia Federal de Curitiba, encontram-se em uma ala com três celas com as portas abertas para que seja possível circular pelo local. O espaço tem eletrodomésticos como geladeira, micro-ondas e televisão. A polícia está trabalhando com a possível prisão de Lula para até o final da semana que vem, mas oficialmente não ouve nenhuma manifestação da corporação sobre o assunto.