Pinóquio, a Transposição e os preconceitos contra o NEPublicado às 05h10 desta segunda-feira (140

Por Edson Nunes (ENO) morador de Serra Talhada

A transposição do Rio São Francisco era um sonho que vem desde o ano de 1840, no tempo do Império, sob o Reinado de Dom Pedro II, seguido por o Governo do Presidente Getúlio Vargas que teve tempo de fundar a Petrobras, a Siderúrgica Nacional, Companhia Vale do Rio Doce, Fábrica Nacional de Motores, Hidroelétrica do São Francisco, de criar a CLT, etc, e inciar a construção da Indústria Nacional, entre elas a automobilística potencializada no governo de Juscelino Kubitschek.

Daí para frente houveram muitas promessas de governos que os sucederam, mas nada foi iniciado. A Transposição do Rio São Francisco era somente sonho.

No governo Lula, mesmo com todo o tipo de oposição, criticas e resistências da direita e de parte da mídia, essa obra foi iniciado com grande projeto da Engenharia Nacional, conduzida pelo seu Ministro de Integração Social, Ciro Gomes. Aí teve início dessa grandiosa obra hídrica fundamental para o Nordeste. Objetivou reduzir os efeitos da secas cíclicas na região, diminuir o efeito devastador e migratório em que viveu o Nordeste desde a descoberta do Brasil.

A discriminação com o povo nordestino era desumana, nos consideravam uma sub raça, atrasada, incompetente e um peso para as regiões mais ricas do Brasil.

Somente o estadista Luís Inácio da Silva teve essa ousadia e decência de tratar o Nordestino com respeito, humanismo e reconhecimento da força desse povo que resistia de forma heróica aos preconceitos e adversidades da seca, do apagão com a eletrificação rural e construção de cisternas, etc.

No Governo Dilma, no ano de 2011, a nossa região recebeu uma das mais importantes obras da história, fundamental obra hídrica, a da Adutora do Pajeú. Esta chegou numa fase grave da seca onde as reservas de águas dos açudes da região estavam em situação crítica e a falta desse liquido precioso fez desaparecer água nas torneiras das casas por longos períodos. Havia risco de migração em massa de moradores devido falta de água para uso humano, deixando cidades fantasmas, abandonadas.

Já o Getúlio Vargas, além da grande visão de Estadista, criou a base de Industrialização e Leis Trabalhista que iniciaram uma relação mais humanizada e civilizada entre o capital e a força de tralho. Bolsonaro, sucessor do vampiro Temer, atendeu as ordens dos empresários e mutilou boa parte das Leis Trabalhistas que nem os governos da Ditadura Militar tiveram coragem de fazer.

O Juscelino Kubitschek construiu Brasília visando promover o desenvolvimento do interior e a integração do país, no período do seu governo o Brasil viveu notável desenvolvimento.

Somente três presidentes fizeram pelo o Brasil mais do que a soma de que todos os outros realizaram ao longo da nossa história: Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek e Luiz Inácio Lula da Silva.

O Brasil do Golpista Temer e da Besta Fera Bolsonaro ancorou projeto de destruir o Brasil.

Não temos registro de um único projeto de geração de empregos, de distribuição de renda e erradicação da miséria ou obra. O único projeto da Besta Fera foi armar os violentos e espíritos milicianos, facilitando e liberando armas fatais que tiram a vida humana.

Tudo segue ao contrario, de ladeira abaixo com preços altos, mais pobreza, alienação do patrimônio público aproveitando o período da pandemia, negando a ciência e ampliando mortes, com isolamento do Brasil na relação internacional e destruição da soberania nacional.

O Bolsonaro é o marginal das mentiras, ilusionista, Inaugurando obras com contrato continuado dos governos de Lula e Dilma. Os analfabetos que não pesquisam nem estudam tentam se sobrepor a verdade e aos fatos históricos para manter a seita Bolsonarista. O Mito Mico mantém assim o seu gado fiel no seu pasto, comendo valores que o satanás determina.

Obrigado Presidentes Lula e Dilma por todas as obras executadas e em andamento no Nordeste.

O Nordeste não é mais o primo pobre de antes dos seus governos.

Mesmo Bolsonaro perseguindo e Nordeste e fechando todas as atividades da Petrobras em Pernambuco, Bahia, Sergipe, Rio Grande do Norte, Ceará e Alagoas, gerando milhares de desempregos, redução de receitas nos Estados e miséria, não nos curvamos diante das suas mentiras, do ódio e preconceitos contra o nosso heróico povo. Bolsonaro, você não engana a maioria esmagadora do nosso povo se dizendo dono desse projeto e obra da Transposição do Rio São Francisco.