PIS 2023: calendário de pagamento atualizado está liberado; confira

Por Seu Crédito Digital

 

Até o momento, o Governo Federal já realizou o pagamento de quatro lotes do PIS. Esse benefício é pago exclusivamente pela Caixa Econômica Federal aos trabalhadores de empresas privadas que se encaixam nas regras do programa.

O valor varia de acordo com os meses de trabalho. Por exemplo, se uma pessoa trabalhou durante um mês em 2021, o benefício é de R$ 110. Caso as atividades tenham sido realizadas durante 12 meses, a quantia liberada chega a R$ 1.320 (salário mínimo vigente).

Os beneficiados, inclusive, já podem consultar o calendário de pagamento, que considera o mês de nascimento do empregado. Dessa forma, é possível programar o saque do abono e como o dinheiro será utilizado.

Quem pode receber o benefício?

Antes de mais nada, é importante destacar quem pode ganhar o PIS e até mesmo o Pasep (pago pelo Banco do Brasil). A primeira regra estabelecida pelo governo é que o cidadão esteja cadastrado no programa há pelo menos 5 anos.

Ademais, é necessário que o cidadão tenha realizado atividade remunerada em 2021 (que é o ano-base) por pelo menos um mês. A remuneração média mensal recebida durante o período não pode ter sido maior que dois pisos nacionais.

A última exigência da União diz respeito às informações prestadas na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). Todo empregador deve informar os dados no sistema para que o trabalhador possa ter direito ao PIS.

De qualquer forma, caso prefira, a pessoa pode conferir o direito ao benefício no aplicativo Carteira de Trabalho Digital (disponível para Android e iOS). Ademais, a consulta pode ser realizada na Central Alô Trabalhador, número 158.

Calendário de pagamento do PIS 2023

PIS 2023: calendário de pagamento atualizado está liberado; confira