Publicado às 06h15 desta quinta-feira (19)

A Secretaria do Meio Ambiente de Serra Talhada, sob o comando do ex-vereador Sinézio Rodrigues, trabalha na elaboração de um plano para combater o abandono de animais no municípios.

Nos últimos meses, notícias de abandono e até de envenenamento de animais vêm crescendo na capital do xaxado. Nessa quarta-feira (18), durante o programa Falando Francamente, na TV Farol, a Técnica Ambiental, Isabelly Freire, e o Biólogo João Granja, revelaram detalhes do projeto.

“Realmente aconteceu uma apresentação desse plano municipal de combate e prevenção ao abandono de animais domésticos e a gente convidou diversas instituições para que juntos a gente siga esse plano. Foi apresentado as primeiras diretrizes desse plano e eles poderiam contribuir com sugestões no sentido de crescer o plano, desde a prevenção, evitar que o animal vá para a rua até tratar o animal que já está na rua”, disse Isabelly Freire, comentando o resultado da reunião realizada, nesta semana,com ONGs e ativistas.

De acordo com João Granja, após a aprovação pela Câmara de Vereadores, o plano vai mudar o cenário de abandono de animais na cidade.

“O plano tem o intuito de ser abrangente para todo o município e aborda três diretrizes: o abandono, queremos melhorar a situação dos animais que foram previamente abandonado e também combater os maus tratos. Segue essas três linhas para a gente poder abarcar o problema como um todo e assim não resolver as coisas e deixar alguma pendência. Sabemos que é um problema mais acentuado do perímetro urbano, então o foco inicial vai ser aí, tanto com atividades em escolas, falar sobre prática ambiental, conscientização, mas a intenção do plano é abranger o município com seus distritos e zona rural”, resumiu.