Foto: Reprodução/Twitter

Por Revista Fórum

 

Mais uma cena chocante de violência policial foi registrada na manhã desta quarta-feira (1º) por câmeras de segurança, desta vez no bairro São Geraldo, na cidade de Pedro Canário, no norte do Espírito Santo. As imagens mostram um PM assassinando com um tiro à queima-roupa um adolescente de 17 anos que já estava rendido durante abordagem policial.

O jovem, identificado pela polícia como Carlos Eduardo Rebouças Barros, estava sentado e se levanta, perto de um muro, sob a mira dos PMs que faziam a abordagem e é atingido por um tiro logo em seguida. Ele foi levado ao Hospital Menino Jesus, na mesma cidade da ocorrência, mas já chegou morto.

A PM afirma que o jovem estaria armado antes da abordagem e tem passagens pela polícia por tentativa de homicídio, tráfico de drogas, ameaça e posse ilegal de arma.

Segundo o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Douglas Caus, a abordagem foi realizada após denúncia de suposta disputa por ponto de tráfico de drogas na região. Cinco policiais em duas viaturas se dirigiram ao local para atender a ocorrência.

“As duas viaturas foram até o local, houve uma troca de tiros. Três indivíduos estavam presentes: um fugiu, um foi preso com um simulacro (arma falsa) e o outro foi preso posteriormente com uma arma real, uma pistola, dentro de uma residência que posteriormente ele pulou o muro e foi feita a ação do vídeo”, afirmou o coronel em entrevista coletiva.

No registro da ocorrência, os policiais alegaram que, “no momento da chegada das equipes, os indivíduos perceberam a presença das viaturas e iniciaram fuga pelo telhado da casa vizinha, desobedecendo diversas ordens de parada pelos policiais”.

Em seguida, os policiais relataram que quando um dos militares ordenou que o suspeito se virasse para “revista pessoal, o indivíduo colocou a mão na cintura, na tentativa de sacar uma arma de fogo, momento em que, para cessar a iminente injusta agressão, efetuou dois disparos com a referida arma em direção ao indivíduo, e que nesse momento visualizou o indivíduo cair no chão com a arma na cintura e foi verbalizado para ele não pegar na arma”.

As imagens, no entanto, mostram que o adolescente estava rendido e em nenhum momento esboçou qualquer tipo de reação. Três PMs que participaram da ação foram detidos em flagrante ainda nesta quarta e ouvidos no 13º Batalhão, na cidade vizinha de São Mateus.

“Eles serão trazidos para o Quartel do Comando-Geral (em Vitória) e ficarão detidos. O auto de prisão em flagrante que está sendo feito será remetido pela Corregedoria à auditoria militar e, amanhã (02), durante um audiência de custódia, o juiz auditor e o Ministério Público do Espírito Santo (MPES) irão decidir pela continuidade da prisão”, afirmou o comandante-geral da PM na coletiva.

Veja o vídeo (CENAS FORTES).

https://twitter.com/PapoRetissimo/status/1631036621700177923?s=20