Polícia Militar prende motorista de caminhão – Foto: Reprodução

Com informações do Cidade Verde

O Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), com apoio Batalhão Especial de Policiamento do Interior (Bepi) e da Polícia Civil do Estado de Pernambuco, desmontou um grande esquema de desvio de carga.

Um homem de 41 anos foi preso na manhã desta terça-feira (26) um motorista de caminhão em Serra Talhada. Ele é suspeito de desviar 66 toneladas de flocão que saiu do Piauí com destino ao estado de Pernambuco.

Segundo a polícia, o investigado já responde pelos crimes de tráfico de drogas e receptação. Além disso, outros pode ter participação em outros quatro casos de desvio de carga.

ENTENDA O CRIME

O investigado baseou seu esquema criminoso no desvio da carga e venda para outros receptadores.

Primeiramente, ele alugava um caminhão. Em seguida, se cadastrava nas empresas para realizar o transporte de mercadorias, por meio de frete.

Além disso, já com a carga, ele seguia para o destino e durante a viagem trocava as placas identificadoras do veículo por placas frias.

“Era como se o caminhão sumisse. Havia o registro dele nas câmeras que monitoram as rodovias e nos postos fiscais. Porém, depois desaparecia. Ele vendia a carga, e quando concluía o crime voltava com as placas quentes para o caminhão. Por fim, procurava uma delegacia para registrar um falso sequestro e roubo da carga. Geralmente, ele fazia isso na cidade de destino da carga”, explicou o delegado Charles Pessoa, coordenador do Draco.

Motorista trocava placas para desviar carga – Foto: Reprodução

INVESTIGAÇÃO

A prisão do motorista foi realizada após 10 dias de investigação. Nesse meio tempo, os investigadores começaram a monitorar o caminhão quando ele o carregou em Teresina-PI.

Bem como, ele saiu com o veículo carregado de 66 toneladas de massa de milho, do tipo flocão. Em seguida, deveria entregar o frete em Dormentes, no Sertão do São Francisco.

No entanto, iniciou o processo de desviou da carga. A Polícia Militar prendeu o motorista com parte da carga desviada. Assim como, apreenderam as placas frias utilizadas para escapar do monitoramento das rodovias.