Do Diário de Pernambuco
Policial Militar da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma) salvou a vida de um recém-nascido, de apenas 13 dias, na manhã deste domingo (13), em Igarassu, Região Metropolitana do Recife.
Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
Segundo informações fornecidas pela Polícia Militar, dois homens chegaram à sede do batalhão, carregando o bebê que estava sem respirar, possivelmente após um engasgo. De imediato, uma policial iniciou a manobra de Heimlich, técnica de primeiros socorros indicada para desobstruir as vias respiratórias.
Após o procedimento, o bebê voltou a respirar. A ação rápida foi essencial para salvar a vida do bebê.
Manobra de Heimlich
A manobra de Heimlich é um método usado para ajudar alguém que está engasgado e não consegue respirar.
Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)
O procedimento consiste em aplicar pressão abdominal, geralmente posicionando-se atrás da vítima, envolvendo-a com os braços e fazendo compressões rápidas e fortes na região do diafragma. Essa ação cria uma pressão que pode expulsar o objeto obstrutivo, permitindo que a pessoa volte a respirar normalmente.
É uma manobra eficaz, mas deve ser realizada com cuidado para evitar lesões; por isso, é recomendado que seja aplicada por pessoas que tenham recebido treinamento adequado em primeiros socorros.