Podóloga serra-talhadense alerta sobre os cuidados com os pés

Publicado às 05h52 deste sábado (22)

Nesta terça-feira (18), o programa Falando Francamente da TV Farol contou com a participação de Maria da Conceição Pereira. A podóloga com oito anos de experiência na área deu detalhes de como cuidar dos pés para evitar doenças causadas por fungos e bactérias. Ela contou sobre a onicocriptose, a conhecida unha encravada; cuidados contra micoses, a exemplo da frieira; e como manter os pés hidratados para evitar que rachem.  

Maria da Conceição é graduada em Podologia pela Uninassau de Recife, especialista em Enfermagem do Trabalho e Técnica em Enfermagem. Ela deixou a profissão anterior para se dedicar à podologia, que, segundo ela, auxilia à medicina com o cuidado dos pés, atuando na prevenção e cuidado até mesmo de diabético, além de focar na micologia e oncologia. A podologia é uma ciência que estuda também a anatomia, fisiologia e a patologia dos pés. 

Cuidados com os pés para evitar doenças

Podóloga serra-talhadense alerta sobre os cuidados com os pésMaria da ConceiçãoTomar banho de sandália, porque há bactérias em todo canto e o banheiro é um deles. Depois secar bem os pés. Se você for usar sapatos, use meia de preferência de algodão. O corte da unha, tem que saber cortar, porque há pessoas que cortam ela redonda e as pontas ficam para dentro e encrava. Tem a questão do fungo, que é um dos mais comuns, porque ele gosta de local úmido e abafado. 

Tem ainda a questão do seu calçado, da forma de pisar. Um sapato apertado pode provocar encravar a unha, como ter uma Onicólise, que a gente chama de descolamento da unha. Aquela parte branquinha que muita gente tem na unha, pode ser causado pela pressão, pelo machucado. O alicate também pode pegar fungos. Se for para a manicure, leve o seu kit. A frieira, conhecida por pé de atleta, é falta de higiene, porque você andava descalço. Você lava o pé e não enxuga direito, tudo isso colabora para a frieira, é a questão da umidade do sapato, da meia.

Pés rachados e como hidratar 

Maria da ConceiçãoO pé rachado é por causa do local onde a gente mora e a questão do calçado. A Havaiana, essas sandálias de borracha colaboram muito, elas ressecam muito o pé. O pé de algumas pessoas racha, sangra, coça, e não tem remédio, a psoríase é um tipo de fungo que não tem cura, mas tem tratamento. Tem que ir ao podólogo, a gente faz um tipo de tratamento, e sempre estar colocando creme hidratante nos pés para amenizar. Um dos remédios bons é o sol, que tem a vitamina D. Para usar dentro de casa, o ideal é pantufa e sempre hidratar os pés, de preferência colocar uma gotinha de óleo de girassol, que é o Age, e quem gosta calçar uma meia. 

Confira a entrevista completa no Falando Francamente da TV Farol