Publicado às 06h12 desta sexta-feira (6)

Nesse final de ano (2022), o programa Falando Francamente da TV Farol conversou com o compositor, ator, músico e escritor José Humberto de Lima de Vasconcelos, Humberto Cellus. Natural de Jaboatão dos Guararapes, recebeu em 1978 o título de cidadão serra-talhadense pela Câmara Municipal. 

José Humberto que já publicou um cordel de grande sucesso em 1994, agora apresenta seu primeiro livro de poesias, denominado  “Poesias Aleatórias”. O livro impressiona pela profundidade sentimental, agrada pela escolha e organização das palavras que conseguem despertar vivências. É impossível não se identificar com alguns dos poemas que falam de amor, desejo, perdão, Sertão, saudade, dentre outros temas que resumem a natureza humana. 

Como o livro nasceu

O escritor contou ao Falando Francamente que quando começou a escrever foi apenas por admiração pelo trabalho, mas não tinha a pretensão de publicar um livro; pois para ele, era algo além das suas possibilidades, não financeiras, mas da sua capacidade de fazer o melhor. Por outro lado, quem ler o livro “Poesias Aleatórias” certamente se certificará que José Humberto conseguiu realizar uma obra tão expressiva quanto grandiosa. 

Não financeira, mas achava que não poderia fazer uma coisa melhor que a que eu tinha feito até então, e guardada a sete chaves, porque era uma coisa só minha; mas vieram as inspirações, a vontade, e tive que fazer para me sentir feliz. Como são inspirações, veio essa magia para fazer esse livro, pensei, pensei, e apareceu o livro”, relatou Humberto Cellus enfatizando a importância da publicação:

É essencial que os poetas façam e que apareçam os apoios, para que essa poesia não seja egoísta só para si, porque quando a gente não consegue, se sente um pouco frustrado”, destacou. 

Durante a entrevista ao Falando Francamente, o apresentador Giovanni Sá recitou duas poesias do livro: “Tempo ser”  e “Por tua beleza”; o autor também recitou uma: “Escorpião”. As poesias são lindas e marcantes! (Confira abaixo a entrevista ao Falando Francamente).

Como adquirir o livro

O Livro Poesias Aleatórias custa R$ 15 e, ao adquiri-lo, ganha um cordel do autor de cortesia. As compras podem ser realizadas na Câmara de Vereadores de Serra Talhada, ao procurar por Humberto. 

Assista a entrevista completa ao Falando Francamente da TV Farol