O FAROL DE NOTICIAS recebeu a visita do coordenador da Defesa Civil, Fred Pereira, na manhã desta segunda-feira (26), que está anunciando uma medida polêmica: proibir a população de realizar exercícios físicos devido o forte calor e a baixa umidade do ar na cidade. Confira a entrevista:

ENTREVISTA – FRED PEREIRA

fred

FAROL: A Defesa Civil quer baixar uma recomendação à população alertando sobre baixa umidade do ar em Serra Talhada. Do quê se trata?

F.P.: A recomendação técnica, onde a gente vai prevenir e recomendar à população de Serra Talhada da baixa umidade frequente nesses dias de pico de temperatura, quando Serra Talhada atingiu a menor média de umidade relativa do país, atingindo a marca histórica de 17%.

Onde a própria OMS e a própria ONU já recomenda que, abaixo de 30% as cidades já entram em estado de alerta e de possível emergência, em virtude do risco iminente que a população possa sofrer em virtude de um infarto, de um derrame cerebral de um próprio AVC, ou até morte súbita por prática de atividades físicas naquele momento de pico de temperatura.

FAROL: Então, é uma recomendação no sentido de pedir às pessoas que não façam exercícios físicos durante a tarde?

F.P.: É nos horários de pico de temperatura, que é das 15h às 17h, quando a temperatura está muito elevada e a oxigenação vem diminuindo em virtude da umidade relativa do ar cair, frequentemente nesse período.

FAROL: Mas isso aí pode acabar em uma proibição?

F.P.: Pode desencadear uma proibição em alguns dias, não frequente, em virtude da própria Codecipe, da própria OMS, que vai enviar nota pedindo atenção naqueles dias, naquele momento crítico. Você levar em consideração que Serra Talhada vive aí um clima desértico, não só Serra Talhada como o semiárido brasileiro e algumas regiões que não sofriam com esse problema, que é agora o caso do Sul e Sudeste.

O risco existe e nós como órgão preventivo que somos de fé e ofício temos que proteger a sociedade civil e resguardar e até orientá-los do risco que possam sofrer. Porque, muitas pessoas às vezes se acometem aquele sinistro do que pode ocorrer com a saúde deles.

FAROL: Quer dizer que, em dias críticos, as pessoas podem ser proibidas de praticar exercícios?

F.P.: É isso, em dias críticos que vier a constatação através do acompanhamento técnico emitido pelos órgãos de acompanhamento e prevenção do estado.