A polícia alemã continua a buscar o responsável pelo ataque com um caminhão contra um mercado de Natal em Berlim na noite de segunda-feira. O atentado deixou pelo menos 12 mortos e 49 feridos, sendo 18 em estado grave.

Na terça-feira, a polícia soltou o único suspeito — que, segundo a mídia local, seria um paquistanês de 23 anos identificado como Naved B. e que havia solicitado refúgio no país no ano passado.

Segundo as autoridades, não havia provas concretas contra ele.

A polícia diz agora que mais de um suspeito pode estar foragido, possivelmente armado.

“Ninguém vai descansar enquanto o autor — ou os autores — não for capturado”, disse o ministro do Interior da Alemanha, Thomas de Maizière.

O prefeito de Berlim, Michael Mueller, disse que a segurança foi reforçada na cidade, com mais policiais nas ruas. Barreiras foram instaladas nos mercados para impedir ataques similares.

“A melhor coisa é manter os olhos abertos — ficar atento nessas situações. Mas você pode se locomover com segurança em lugares públicos. Não há necessidade de entrar em pânico”, disse ele.

O grupo extremista autodenominado Estado Islâmico (EI) reivindicou a autoria do atentado.

Segundo a organização jihadista, um de seus “soldados” realizou o ataque “em resposta às convocações para atingir cidadãos dos países que fazem parte da coalizão”.

O EI controla partes dos territórios da Síria e do Iraque.