Da FolhaPE

A internet continua sendo um terreno fértil para uma infinidade de crimes e golpes, que tem como principal fator a falta de conhecimento das pessoas. Muitos desses golpes envolvem nomes de grandes empresas para conquistar os usuários, tendo como plataforma central o WhatsApp.

Nesta quarta-feira (9), a Polícia Federal e a Polícia Civil deram alertas para mais um desses crimes, que anuncia uma falsa promoção da Faber-Castell, uma das gigantes mundiais do setor de lápis. Em poucos dias a mensagem viralizou no aplicativo de mensagens e o link malicioso que aparece no texto já foi aberto quase 700 mil vezes no País.

Veja também:   Grupo de elite está em ST investigando morte de vereador

“Não tenha dúvida, se você receber pelas redes sociais alguma mensagem para ganhar prêmios, é golpe. Nunca abra e nem mande para outras pessoas, apague”, adverte com veemência o delegado titular de Crimes Cibernéticos, Eronides Meneses. Ele explica que com a massificação do WhatsApp os grupos criminosos se especializaram em desenvolver fraudes para este tipo de aplicativo, apostando no envio de links falsos e nos compartilhamentos em grupo. “Estas mensagens dizem que se a pessoa compartilhar com dez amigos pode aumentar os prêmios e vantagens. Tudo farsa”, comenta o delegado.

Veja também:   Receita Federal anuncia liberação do 2º lote dia 23 de junho

A Superintendência da Polícia Federal em Pernambuco também emitiu alerta sobre o golpe envolvendo a Faber-Castell. Segundo o diretor de comunicação, Giovani Santoro, é fundamental que as pessoas compreendam que muito do que chega a elas pela web não é verdadeiro, mesmo que tenha sido enviado por alguém de confiança. “Não importa quem passou, ao receber uma mensagem com essas características, delete”, destaca.