Publicado às 14h desta segunda (30)

A Polícia Civil de Pernambuco, por meio do delegado municipal da 177ª circunscrição local, em Serra Talhada, Cley Anderson Rodrigues, disse que a Delegacia vem observando mototaxistas descumprindo o Decreto Estadual que proíbe o transporte de passageiros na cidade por meio de mototáxi.

Em ‘live’ gravada no Facebook no canal da Prefeitura de Serra Talhada, ele alertou: “Eu andei nas ruas e não pensem que enganam [a polícia]. Eu vi mototáxi trabalhando sem colete, ou pelo menos fingindo que não estava trabalhando. A gente está ciente disso também. Não fique achando que só tirando o colete vai enganar a polícia. A polícia sabe muito bem onde agir. Está vedado, por enquanto, os serviços de mototáxis podendo trabalhar fazendo entregas”.

“A Polícia Civil não está querendo conduzir pessoas à Delegacia”, disse Cley Anderson Rodrigues, mas reforçando: “Nós acreditamos numa campanha inicialmente educativa, mas se for necessário conduziremos as pessoas que eventualmente infringirem as disposições legais. Nós temos um delito específico no Código Penal que é infringir determinação do Poder Público quanto à medida sanitária e de saúde”.

“NÃO QUEREMOS RECOLHER PESSOAS À FORÇA”

O delegado frisou que a intenção é orientar a todos para que sigam as determinações de ficarem em casa, mas caso não seja cumprido, a força deverá ser usada. Neste momento, em todo o mundo, o coronavírus já matou mais de 35 mil pessoas [veja aqui].

“Nós não queremos, no primeiro momento, sair recolhendo pessoas à força, levando para Delegacia para instaurar procedimento. Nós não queremos isso né. Nós queremos que a população se conscientize, fique em casa e cumpra o que diz as autoridades, principalmente, as autoridades de saúde. Mas, aqueles que tentarem descumprir arcarão com as consequências legais”.