A ‘guerra” pela água na zona rural de Serra Talhada pode se transformar em caso de polícia. Na região de Caiçarinha da Penha, zona rural de Serra Talhada, já foram identificadas 300 ligações clandestinas da Adutora de Roças Velhas, o que significa uma elevação de 114% em apenas 17 dias, já que no início do mês, no dia 5 de novembro, foram identificados e desarticulados 140 “gatos” de água naquela região.

Por conta disso, o secretário de Agricultura, Rafael Inácio de Oliveira, procurou o Ministério Público (MPPE) nessa quarta-feira (21) e pediu providências urgentes. “Amanhã (sexta-feira, 23) o promotor de Justiça, Vandeci de Souza Leite, estará em Caiçarinha da Penha acompanhado da Polícia Militar para flagrar estas ligações clandestinas e poderá haver prisões”, alertou. Revoltado com o aumento da infração, Rafael Inácio declarou que a água da Adutora de Roças Velhas devem ser utilizadas para o consumo humano e não para irrigação.

“Nas comunidades  Barreiros, Santana de Cima e Santana de Baixo, estão furando os canos e irrigando fruteiras. Isto não pode, pois a água precisa chegar até os chafarizes”, justificou o secretário. Nesta quinta-feira (22), vários agricultores foram intimados pelo promotor de Justiça e serão alertados com relação a possibilidade de serem presos, caso insistam com a prática criminosa. A prefeitura identificou que “bicos” de água clandestinos estavam sendo utilizados para irrigar plantações de coco e até capim.

Devido os furtos de água, a adutora que abastece Caiçarinha não estava suprindo mais a necessidade do distrito. Preocupados, moradores do povoado acionaram o Ministério Público, por meio de abaixo assinado, cobrando uma solução para o problema. As fiscalizações começaram no início de novembro e, a partir de agora, serão mais duras.