Do UOL

A Polícia de Buffalo, em Nova York, suspendeu dois policiais depois que um vídeo de truculência viralizou ontem nas redes sociais durante protestos contra o racismo após a morte de George Floyd. Nas imagens, os oficiais aparecem empurrando um homem de 75 anos, que na sequência bate a cabeça na calçada e é filmado com a cabeça sangrando..

O vídeo rapidamente se tornou viral nas mídias sociais, provocando indignação. A polícia de Buffalo disse inicialmente em um comunicado que uma pessoa “ficou ferida após tropeçar e cair”.

Porém, mais tarde, o capitão Jeff Rinaldo disse mais tarde à emissora de TV WIVB-TV que uma investigação interna foi aberta. O comissário de polícia posteriormente suspendeu dois policiais, disse o prefeito Byron Brown em comunicado.

O prefeito expressou estar “profundamente perturbado” pelo vídeo e disse que o homem não identificado estava em condição “estável, mas grave” em um hospital.

“Embora seja cedo, felizmente ele deve se recuperar”, tuitou o executivo do condado de Erie, Mark Poloncarz.

O governador de Nova York, Andrew Cuomo, endossou as suspensões dos policiais, dizendo que a atitude era “totalmente injustificada e vergonhosa”.

Os Estados Unidos registraram ontem a décima noite de protestos, que explodiram após George Floyd morrer depois que um policial branco ajoelhou sobre seu pescoço durante quase nove minutos em Minneapolis, no dia 25 de maio. O caso ressuscitou a questão da brutalidade policial contra afro-americanos. ONU (Organização das Nações Unidas), Papa Francisco e líderes mundiais criticam a violência policial no país.