Foto: MPMG/Divulgação

Do G1 Minas Gerais

 

Um policial civil foi condenado a 11 anos e nove meses de prisão por abuso e maus-tratos contra 47 cães da raça pitbull em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A decisão da Justiça foi divulgada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) nesta quarta-feira (23).

A pena do policial civil deverá ser cumprida no regime semiaberto e ainda inclui 517 dias-multa. Ainda segundo o MPMG, o homem poderá recorrer da sentença em liberdade.

O policial perdeu a guarda dos pitbulls e não poderá assumir a tutela de nenhum animal pelo prazo de dois anos.

Os animais foram encontrados em julho de 2019, durante operação do MPMG em um abrigo particular da zona rural de Sabará. Os pitbulls eram submetidos às rinhas, não tinham assistência veterinária, passavam fome e sede, além de permanecerem presos e em más condições de higiene.

De acordo com o Ministério Público, os cães estavam muito magros, com perda de massa muscular e gordura, apresentavam feridas pelo corpo e estavam extremamente agitados, estressados e agressivos um com os outros. Cinco cães foram diagnosticados com leishmaniose.

Mais de três anos depois, o MPMG informou que a todos os cães se recuperaram, passaram por ressocialização e, quase todos, foram adotados.

O g1 questionou a Polícia Civil sobre o caso e aguarda o retorno da corporação.