Do Diário de PE

Nesta sexta-feira (29), o policial Derek Chauvin foi detido após ser flagrado em vídeo asfixiando até a morte George Floyd em Minneapolis, nos Estados Unidos. Ele também foi demitido do cargo. A informação foi confirmada pelas autoridades de segurança da cidade.

A morte de George Floyd, um homem negro, gerou revolta em diversas localidades dos EUA. Em Minneapolis, onde aconteceu o ocorrido, manifestantes incendiaram prédios e invadiram uma delegacia. Em Nova York, foram registradas dezenas de prisões em um protesto de mesmo cunho.

Segundo a CBS, Derek atuou na polícia por 19 anos. Ele não foi formalmente acusado até o momento. De acordo com a CNN, o policial tinha 19 denúncias contra ele na coorporação.

George foi flagrado e detido após um funcionário de uma mercearia chamar a polícia e o acusar de tentar pagar as compras com uma nota falsa de U$ 20. Ele fazia parte de uma grande parte da população americana que perdeu o emprego devido à pandemia. George Floyd era segurança de um restaurante que fechou com as medidas de isolamento.