acordoPreocupada com as ameaças da ala de descontentes do PR em Pernambuco, a executiva nacional do partido sugeriu que os líderes dos grupos rivais buscassem o diálogo para entrarem em acordo. O pedido foi feito nesta quarta-feira (5) numa reunião em Brasília com a bancada pernambucana da legenda, que deu sinais de fissura após a substituição do deputado federal Inocêncio Oliveira pelo deputado reeleito Anderson Ferreira na presidência estadual do PR.

“Agora sim está havendo um diálogo. Antes foi uma decisão unilateral, injusta e sorrateira”, argumentou o deputado estadual Alberto Feitosa, um dos representantes do grupo ligado a Inocêncio, ao lado de Sebastião Oliveira, sobrinho do decano. Rebatendo uma declaração de Anderson Ferreira, Feitosa negou que a decisão pelo afastamento de Inocêncio tivesse sido avisada previamente. “Ele foi tratado de forma descortês e injusta ao ser comunicado por telefone sobre sua saída da presidência”, destacou.

Em contrapartida, Anderson Ferreira reiterou que a mudança já estava prevista e era do conhecimento de Inocêncio, mas afirmou que compreende a insatisfação da ala oposta. “Eles estão no direito de lutar pelos espaços que lhes cabiam, mas toda alternância de poder faz parte do processo democrático”, opinou o novo presidente do PR-PE, esclarecendo que sua nomeação é fato consumado, mas está disposto a dialogar. “Podemos discutir espaços de diretórios de acordo com as regiões do estado. Eu não vejo nenhuma dificuldade para entrar num consenso”, garantiu.

(Diário de Pernambuco)