dilmaO autor de uma das imagens-símbolo da campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) vai à Justiça contra o PT. De acordo com a Folha de S. Paulo, ele acusa o uso indevido da imagem estilizada feita em cima de uma foto de 1970, quando Dilma foi presa durante a ditadura militar.

“Fiquei surpreso. Quando vi, já estava rolando”, afirma o ilustrador mineiro Sattu Rodrigues, que garante nunca ter sido procurado por ninguém da sigla e que pedirá à legenda “indenização por diretos autorais”.

De acordo com Sattu, ele fez essa ilustração em 2010, a pedido da revista Época, para ser capa de uma das edições da publicação. Ele se disse surpreso que, após quatro anos, a imagem tenha sido utilizada em larga escala pela campanha de Dilma.

Sattu explica, ainda, que o site Muda Mais, de apoio à campanha de Dilma, fez várias releituras do desenho e as divulgou nas redes sociais. Essas imagens também foram usadas em larga escala em camisas, bandeiras e atividades de rua da campanha.

Ao falar para militantes petistas após a vitória do segundo turno, em 26 de outubro, a presidente Dilma tinha ao fundo uma grande bandeira com o desenho do ilustrador mineiro estampado.

Segundo a Folha de S. Paulo, mesmo sem ter sido acionado legalmente pelo advogado de Sattu, o PT já encaminhou o caso para análise de seu setorial jurídico.

( Do Blog da Folha )