A situação das pontes da BR-316, no trecho que liga a cidade de Belém de São Francisco ao Trevo do Ibó, no Sertão, voltou a repercutir na Assembleia. O deputado Rodrigo Novaes, do PSD, informou, nesta segunda (19), que vai ingressar com uma representação criminal no Ministério Público responsabilizando o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit), em Pernambuco. De acordo com o parlamentar, está havendo negligência do órgão quanto aos serviços de recuperação e ampliação das pontes.
Novaes lembrou que, em 2012, impetrou ação popular contra o Dnit. No entanto, apesar de ter obtido decisão favorável, determinando o início das obras, o processo encontra-se na fase de recurso. O deputado registrou que, nos últimos 15 dias, morreram três pessoas, inclusive um major da Polícia da Bahia. Ele lamentou a omissão do Dnit na resolução do problema. O parlamentar acrescentou que o valor estimado para a realização dos reparos necessários nas pontes é de 1,8 milhão reais.
Rodrigo Novaes foi aparteado pelos deputados Tony Gel, do PMDB, e Betinho Gomes, do PSDB. O peemedebista disse que a situação é lamentável por ser a realidade da maioria das estradas do País. Já Betinho Gomes ressaltou a luta por melhorias no Sertão do São Francisco, e sugeriu a coleta de assinaturas dos parlamentares para reforçar a mobilização.
Rodrigo Novaes concluiu que sua indignação é a mesma da população dos municípios de Belém de São Francisco, Cabrobó e demais cidades sertanejas.
( Da Alepe )