Polo de Confecções de PE passará por mudanças

Por Blod do Marcio Felipe

 

Na noite desta segunda-feira (27), prevaleceu o desejo da atual diretoria do Moda Center Santa Cruz que era a mudança do dia tradicional das feiras no centro de compras, da segunda para a sexta-feira, iniciando já no dia 10 de março.

1490 votos foram suficientes para mudar drasticamente o cotidiano de pouco mais de 150 mil pessoas que residem nas cidades ao entorno do polo de confecções e que comercializam nas cidades de Toritama, Taquaritinga do Norte (Pão de Açúcar) e Santa Cruz do Capibaribe.

A diretoria do Moda Center saiu fortalecida com a vitória pessoal, porém, o confeccionista não terá garantias que essa mudança terá algum benéfico direto para toda nossa cadeia produtiva. Toritama, Pão de Açúcar e o Altas Horas Outlet devem mudar o seu funcionamento do domingo para quinta-feira.

Durante todo o período em que foi levantado a hipótese de mudança, sempre a população de forma esmagadora foi totalmente contra,  devido à alguns fatores que deveriam ter sido levado em conta pela atual diretoria.

Atualmente o pequeno empreendedor, por não ter um grande capital de giro, passa a semana inteira contando ainda com o sábado e o domingo para produzir a mercadoria à tempo de ir pra feira.

Com a mudança, o pequeno terá ao invés de seis dias para produzir, passará com a mudança a ter apenas quatro dias, diminuindo em dois dias o tempo para essa produção.

Outro ponto que a diretoria não passa segurança, é sobre a questão do fluxo de clientes. onde o próprio síndico já afirmou em entrevista que essa mudança pode ser revogada caso não dê certo deixando ainda mais incertezas na população.

A partir de agora o polo vai entrar em novo momento em que toda nossa rotina será modificada e principalmente vários segmentos e setores serão totalmente prejudicados. O polo de Pernambuco no decorrer dos anos vem perdendo espaço para Fortaleza, Goiânia e São Paulo.

Essa decisão de mudança só será bom pra os integrantes da diretoria que tem uma alta demanda de produção e tanto faz o dia da feira para eles.

Agora uma mudança como essa, poderá extinguir centenas de micro-empreendedores que podem sair da venda presencial e partir para o on-line, provocando assim, um grande esvaziamento do nosso centro de compras que já foi considerado o segundo maior da América Latina perdendo apenas para São Paulo.

É necessário que a atual diretoria comece a assumir sua responsabilidade e entregue um resultado diferente do que está se desenhando caso contrário teremos um prejuízo sem precedentes na nossa economia local.