Do g1

Foto: Instituto da Criança e do Adolescente HCFMUSP

Crianças e adolescentes em recuperação do câncer no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP receberão, a partir deste mês, um reforço duplo no tratamento: a visita de dois pôneis.

Os cavalos Nemo e Caramelo farão visitas mensais às crianças, assistidos pela equipe da Sociedade Hípica Paulista. Como parte dos protocolos de saúde para prevenção da Covid-19, a equipe que acompanhará a terapia será testada antes dos encontros.

De acordo com o Instituto de Tratamento do Câncer Infantil, a visita “potencializa a recuperação de pacientes infantis” porque oferece melhora emocional e psicológica, o que aumenta a receptividade ao tratamento convencional com radio e quimioterapia.

Veja também:   Mulher é assassinada dentro de sua casa

Bryan Amaro de Andrade fez primeira visita a hípica em São Paulo — Foto: Divulgação
Bryan Amaro de Andrade fez primeira visita a hípica em São Paulo — Foto: Divulgação

A “pôneiterapia” surgiu de um pedido de um dos pequenos pacientes. Bryan Amaro de Andrade ficou internado durante sete meses para tratar a doença e revelou que seu sonho era conhecer um cavalo.

Em maio, ele foi levado para uma visita à hípica e a injeção de ânimo surtiu efeito no tratamento: ele teve alta 35 dias depois, segundo Kátia Regina Oliveira, coordenadora administrativa do Instituto.

Depois que o pequeno teve alta, as equipes do hospital e da hípica transformaram seu sonho em projeto. “A primeira visita aconteceu no último dia 14 e não preciso dizer que foi um sucesso! As crianças ficaram maravilhadas e proporcionaram momentos de muita emoção a todos presentes”, disse Regina Oliveira.

Veja também:   Vídeo revela perigo de tráfego e morte em rodovia de ST

Mais de 5,5 mil crianças fazem tratamento contra o câncer no Instituto, e 30 estão internadas.