Publicado às 14h desta quinta-feira (24)
Fotos: Farol de Notícias/Celso Garcia
Após a prefeitura de Serra Talhada decretar 3 dias de ponto facultativo, segunda-feira (28), terça-feira (1º) e quarta-feira (2), a reportagem do Farol foi às ruas da Capital do Xaxado ouvir a população sobre a decisão da atual gestão e constatou que o ponto facultativo dividiu opiniões devido à possibilidade de aumento nos casos de covid no município que já soma um total de 14.810 casos confirmados, 202 óbitos e 14.398 recuperados.
Há quem acredite que independente do feriado de Carnaval ocorrer com fechamento total, facultativo ou o comércio e órgão públicos funcionarem normalmente os casos podem seguir aumentando, visto que as aglomerações são constantes nos fins de semanas, principalmente nas chácaras. Uns defendem que o fechamento deveria ser total, como é direito do trabalhador e outros acreditam que pode ocasionar novas infecções devido tanto as aglomerações quanto pela falta de cuidados durante as comemorações clandestinas.
FALA POVO – PONTO FACULTATIVO NO CARNAVAL
Maria de Fátima da Silva, 57 anos, moradora do bairro Ipsep
”Eu acho até errado ser ponto facultativo porque toda vida nós tivemos o feriado, principalmente para quem trabalha. Com a pandemia, quem trabalha se resguarda no trabalho, mas os que ficam em casa vão para as festas pegam e trazem para os que estão trabalhando. Então não acho justo esse ponto facultativo, deveria fechar mesmo como sempre foi porque não vai mudar em nada. Não é porque é feriado que todo mundo vai sair de casa, no meu caso, não vou está trabalhando, vou está em casa de folga.”
Marileide Maria de Lima, 54 anos, vendedora
”Acredito que cada um deve fazer a sua parte. O ponto facultativo é algo que nós temos direito, a população tem direito, principalmente quem trabalha na prefeitura, mas todo mundo tem direito ao descanso. O feriado de Carnaval sempre existiu e está todo mundo fazendo tumulto, se não for na rua é numa chácara, numa área de lazer qualquer, mas vai ter sempre. O ponto facultativo é ideal para a população.”
Laecia Maria da Silva, 34 anos, moradora do sítio Bom Sucesso, agricultora
”As pessoas já aglomeram nos sítios até mais do que na rua, a maioria vai para os sítios porque não tem polícia e eles aproveitam. Na rua tem fiscalização, mas no sítio não tem, mas acho que pode aumentar os casos.”
Ismael Assis de Lima, 53 anos, autônomo, morador do bairro Mutirão
”Não vai influenciar não, primeiro porque de todo jeito o pessoal vai para o sítio, vai se juntar no mesmo jeito e fazer as rodas de cachaça. Via ser bom para quem trabalha em prefeitura porque já não gosta de trabalhar mesmo, a verdade é essa, vão prologar, mas sobre os casos de covid não vai mudar em nada não.”
Ivânia Pereira, 39 anos, autônoma, moradora do bairro Mutirão
”Em relação ao covid não influencia porque a turma vai tirar o feriado, vai aglomerar e não vai fazer diferença porque já fazem isso normalmente nos fins de semana. Já se reúnem, não faz diferença nenhuma.”
Maria Gorete da Silva Souza, 38 anos, agricultora, moradora do sítio Exu Velho, município de Serra Talhada
”Podem aglomerar muito mais, mas independe de feriado sábado e domingo tem vários lugares que é bebedeira, festa, tudo, as pessoas se divertindo bastante. Mas, acho que os trabalhadores têm que ter o feriado deles, devem parar um pouco para descansar também.”
Cozita Pereira, 43 anos, moradora do bairro São Cristóvão, funcionária pública
”Eu acho que pode aumentar porque mesmo não tendo festa na cidade vão se reunir com os parentes e amigos, fazer festa em chácaras.”
Daniel Alves Ferreira, 63 anos, caminhoneiro, morador do bairro Vila Bela
”Eu acho que com o ponto facultativo vai empestar ainda mais porque do jeito que nós estamos sem ter muita gente aglomerando demais já está essa ruma de casos direto e juntar meio mundo de gente do Carnaval, beijando, cheirando, agarrando, bebendo no mesmo copo. A verdade é essa, eu acho errado.”
10 comentários em Ponto facultativo durante o Carnaval em Serra Talhada divide opiniões