medicamentosDezenas de pessoas telefonaram para a redação do FAROL para reclamar da falta de medicamentos básicos em vários postos de saúde de Serra Talhada. Muitos alegaram que não estão encontrando remédios analgésicos, anti-térmicos e anti-alérgicos, entre eles Dipirona, Ibuprofeno, Omeprazol, Histamin, entre outros.

Em conversa com o FAROL, a secretária municipal de Saúde, Márcia Conrado, confirmou o atraso e disse que enfrentou problemas burocráticos na compra de novos carregamentos devido mudanças em contratos firmados com algumas distribuidoras. Mas que os problemas já foram resolvidos e os medicamentos chegaram aos estoques da secretaria na última quarta-feira (29).

Veja também:   DUQUE anuncia investimentos de R$ 500 mil para construções de PSFs na zona rural

“A distribuição nos postos já recomeçou e continuará a partir da próxima semana”, garantiu Márcia Conrado. A secretária avisa à população que a farmácia central da prefeitura, localizada no Centro Municipal de Saúde (antigo Sespe), no centro da cidade, está disponibilizando todos os medicamentos solicitados.

“Quem ainda não encontrar nos postos, devido o processo volante de entregas e cadastramento em nosso sistema, pode procurar o Centro Municipal que está abastecido e é o local onde estão todos os carregamentos que acabaram de chegar”, explicou Márcia Conrado.

Veja também:   Moradores de ST ameaçam acionar a Compesa na Justiça

DIPIRONA

Em conversa com o FAROL, a coordenadora da farmácia municipal, Clara Lúcia Ferraz, explicou que o Dipirona não esteve totalmente em falta. Ela também rebateu as acusações de que o atraso durou cerca de 4 meses, como relataram alguns pacientes. “Foi menos de um mês de atraso”, garantiu, concluindo:

“Sobre o Dipirona, o problema é que recebemos um carregamento muito grande do medicamento em gotas, mais de 400 caixas. E nas consultas médicas estava sendo repassado muito Dipirona comprimido e algumas pessoas não estavam aceitando o medicamento em gotas por isso. Mas se o município pedir muito Dipirona em comprimido, como a população está pedindo, corremos o risco de perder todo esse carregamento em gotas”, explicou.

Veja também:   SAÚDE: Pacientes reclamam da falta de medicamentos e mau atendimento em ST