População se revolta com entrega de kits de TV digital em ST

Moradora enviou foto segurando apenas uma antena que recebeu

Publicado às 18h54 desta terça-feira (20)

Populares entraram em contato com a redação do Farol de Notícias nesta segunda-feira (19) para denunciar irregularidades na entrega dos Kits da TV Digital em Serra Talhada.

Os kits foram entregues às famílias que fazem parte do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), do Governo Federal, pela Prefeitura de Serra Talhada, e serão utilizados na substituição das antenas parabólicas convencionais (TVRO).

Segundo os denunciantes, os kits estão vindo incompletos, apenas com uma antena e sem o conversor digital e outros componentes, o que tem causado revolta.

“Eu fui buscar meu kit de antena e entregaram incompleto. Disseram que só podia entregar o receptor da antena se acaso sobrasse. Me entregaram só a antena, sem receptor, de que adianta?”, reclamou uma moradora, pedindo anonimato.

As pessoas alegam também que cadastram para receber o material para dois tipos de TV e só recebem o equipamento para um tipo apenas.

“Sobre as entregas das antenas e conversor digital, a pessoa se cadastra, coloca a opção para dois tipos de TV: plana e tubo. Eu coloquei duas opções no site e quando chegou estava só para receber a antena sem o  receptor.  Desse jeito é complicado, a pessoa coloca uma coisa, fica outra; recebe só uma e não kit completo. Não sei o  intuito deles de darem só antena e ficar com o receptor “, afirmou outra serra-talhadense, revoltada.

O Farol apurou que o kit deve conter diversos equipamentos além da antena e do conversor. Confira abaixo

  • 1 conversor digital;
  • 1 corpo da antena;
  • 1 fonte de alimentação;
  • Cabo RCA;
  • Varetas e suporte com mastro;
  • Parafusos, porcas e arruelas para instalação;
  • 8 metros de cabo coaxial;
  • Controle remoto com pilhas.

O Farol entrou em contato com a Secretária Núbia Sampaio, da Secretaria de Desenvolvimento Social que informou que a entrega está sendo acompanhada pela Secretaria de Planejamento. A secretária Joana Bezerra, por sua vez, explicou que a resposta sobre o caso seria enviada pela Secretaria de Comunicação

RESPOSTA PREFEITURA

“Os kits disponibilizados pelo Programa Digitaliza Brasil que teve seu inicio de entrega hoje em Serra Talhada tem toda a sua logística definida e realizada pelo Ministério das Comunicações e a Empresa Governamental Seja Digital.

Desse modo, os beneficiários receberam as cartas diretamente do Governo Federal, as quais cientificava-os de que deveriam realizar agendamento por um telefone 0800 ou por meio do site.

Na realização do agendamento o beneficiário realizou a declaração de qual tipo de televisor possuía.

De acordo com o tipo de televisor o próprio sistema determina qual o equipamento o beneficiário tem direito, se o kit completo ou apenas a antena.

Ou seja, o que determina o que o beneficiário irá receber no ato de entrega é aquilo que ele declarou quando do agendamento.

Percebemos, que alguns beneficiários podem ter cometido erro quando na informação, então fizemos contato com o suporte da Empresa Seja digital, que nos informou que as pessoas que tenha cometido erro podem fazer contato com o telefone 0800 000 1620, o mesmo utilizado para fazer o agendamento, informando o erro, sendo então encaminhados a uma fila de espera para recebimento do conversor digital.”