Cerca de 20 carros-pipa que deveriam fornecer água potável às comunidades rurais de Serra Talhada estão parados há mais de 30 dias, aumentando o drama do desabastecimento na região. A informação é da coordenadoria de Defesa Civil do municipio, que diz está cansada de fazer pedidos e alertas ao Ministério da Integração Nacional, responsável pelo repasse das verbas, e comandada por um pernambucano, de Petrolina, Fernando Bezerra Coelho.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Fred Pereira, ano passado houve o mesmo problema e o órgão teve que recorrer ao Governo do Estado, que disponibilizou oito carros-pipas para abastecer as zonas rurais de Serra Talhada. Já em 2011, diante do mesmo problema, Eduardo Campos cedeu apenas um carro-pipa. Até o momento, segundo Fred Pereira, o Ministério ainda não repassou nenhum dinheiro.

“Os pipeiros têm razão em interromper o fornecimento de água. Afinal, estão sem receber pelo trabalho. Agora, o governo precisa ser sensível ao drama dos nossos agricultores. A situação tende a piorar”, adiantou Pereira. As comunidades no entorno dos distritos de Santa Rita, Água Branca e Caiçarinha da Penha são as mais afetadas om a paralisação dos serviços.

“Estamos falando de famílias que estão sem água para beber e até caminhando léguas para obter uma água, às vezes, de qualidade duvidosa. Isso não pode ser considerado normal”, declarou Pereira, afirmando já realizou inúmeras cobranças, por telefone, ao Ministério da Integração sem obter qualquer resposta positiva.