Publicado às 04h52 desta quinta-feira (7)

Imagem ilustrativa

Após comemorar alta, para tratamento domiciliar, de dois pacientes confirmados com covid-19, o Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães (Hospam) em Serra Talhada manteve, até essa quarta-feira (6), seis pessoas com suspeita de coronavírus na ala adulta reservada para o tratamento da doença.

O Farol de Notícias apurou que todos os pacientes foram submetidos à coleta de swab da orofaringe e nasofaringe, procedimento clínico para detectar a infecção.

Os testes foram enviados à Recife e devem ser divulgados nos próximos dias. Atualmente, Serra contabiliza 14 registros de coronavírus [saiba os detalhes].

A reportagem do Farol também apurou que uma paciente com sintomas da doença  – que estava internada na ala da covid-19 no Hospam – teve que ser transferida às pressas para um hospital em Recife, no último sábado à noite (2), em estado grave.

SITUAÇÃO PREOCUPANTE

Outra informação que preocupa é o número de respiradores que atualmente o Hospam dispõe para toda a população de Serra Talhada. Apenas um, na ala adulta. E um para ala pediátrica.

Numa hipótese do hospital receber, hoje, mais de uma pessoa precisando de internamento com respirador mecânico, ficaria sem o procedimento.

Apuramos ainda que um dos pacientes que hoje se encontra na ala da covid-19, teve de ser entubado com uso do ventilador artificial nessa quarta-feira (6).

HOSPITAL DE CAMPANHA ATRASOU

Previsto para iniciar a construção entre os dias 5 e 10 de maio, o cronograma do hospital de campanha em Serra Talhada atrasou. A informação foi confirmada pelo prefeito Luciano Duque nesta quarta-feira (6) [veja aqui].

A unidade é de responsabilidade do Governo de Pernambuco, que promete a construção de 100 leitos de enfermaria na ala externa do Hospital Geral do Sertão (HGS), às margens da BR-232. E 20 leitos de UTI para a covid-19 já dentro da nova estrutura do HGS.

No entanto, na semana passada, o governador Paulo Câmara foi alertado pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado) e o Ministério Público de Contas sobre falhas no chamamento de licitação para a compra emergencial de materiais para os hospitais de campanha em Serra Talhada, Olinda e Caruaru [saiba detalhes].

Este fato deve atrasar o cronograma de construção da unidade na Capital do Xaxado.

LEIA TAMBÉM

Estado anula compra emergencial para ST