12544254_1713450198875918_66752770_o (1)

(Da Assessoria)

Nem a crise, que vem afetando a maioria dos municípios brasileiros, conseguiu impedir a realização do ‘Maior Carnaval do Sertão’. O município de Salgueiro planejou suas ações de forma a cumprir suas obrigações e, ao mesmo tempo, garantir a festa que já é tradição na região, inclusive como polo do ciclo carnavalesco de Pernambuco, promovendo, mais de cem artistas locais, gerando renda e fazendo o dinheiro circular no próprio município.

Foi nessa sexta-feira (15), na Casa da Cultura, que Libório anunciou, oficialmente, o Carnaval 2016, com a presença de grande parte dos artistas que irão se apresentar nos polos da cidade e dos distritos e nos cortejos de rua, além, de autoridades políticas, dos homenageados João de Ataíde e Edna Gizelli e, claro, do Mestre Jaime, criador da Bicharada. “Os municípios enfrentam essa crise, mas Salgueiro vai dar uma oportunidade muito grande aos artistas locais e vamos ter o Carnaval com toda a força, todos os polos e toda a intensidade”, disse o prefeito.

De sexta-feira (5/2) à terça-feira (9/2), o público vai contar com atrações como o Bloco das Virgens, a maior de todas as agremiações carnavalescas do município; as orquestras Cultura Pernambucana; do Maestro Paixão, Imperial e Bronzeada; os blocos da Saudade e dos Sanfoneiros; os passistas  da Cia Soul Dance; o Maracatu Baque Virado Nação Salgueirense; o concurso de blocos, com premiação total de R$ 4.000,00 e o troféu folião para as fantasias mais bonitas.

12544901_1713451658875772_1201449283_o

Nos palcos e no trio, animam a festa, a banda Milk Shake, a Orquestra Reprise, Bastinho e a banda Elite, DJ Moreno, o cantor Jairoca de Tróia, Paulinho Brito, Jameckson, Taciano Santos, Zum Zum Bamba, Marreta You Planeta, D’Tribos e a atração nacional Biquini Cavadão, além da Banda Santa Clara e mais duas atrações promovidas pela Secretaria de Cultura de Pernambuco, por meio da Fundarpe e da Empetur, que ainda não foram definidas.

No polo alternativo, localizado no pátio do Memorial do Couro, pelo segundo ano consecutivo, haverá a apresentação de doze grupos de Salgueiro e região, que vão desde o rock, passando pelas suas diversas vertentes, até o pop, entre eles, Silver Lady, The Clivis, Martelo Bigorna, Dead Roses, Lobo Mauz, Amélia, Ressonância, Úlcera, Delicada, Dixtaq Rap, Sistema em Caos e Dom Rasta.

Uma novidade nos cortejos é a Orquestra Urbana de frevo, que, estreia na folia salgueirense, formada por alunos e ex-alunos da Escola Urbano Gomes de Sá e coordenada pelo maestro Rafael. E, para marcar o encerramento do Carnaval, na madrugada de 9 para 10, depois da apresentação do palco, às 2:00, três orquestras de frevo fazem um grande arrastão pelas ruas de Salgueiro.

12546045_1713451788875759_1720018026_o

Camarote da Acessibilidade

A estrutura, promovida pela Prefeitura de Salgueiro, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, funcionará no Polo Bomba nos quatro dias de festa, a partir do sábado (6/2), com capacidade para cinquenta pessoas circularem livremente sem nenhum obstáculo. A ação inclusiva, com rampa e corrimão de acesso, piso tátil emborrachado com alerta nas extremidades e banheiros químicos adaptados, garante que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida tenham acesso ao Carnaval com segurança e autonomia.

Ainda, estará à disposição, entre o pessoal de apoio, uma equipe formada por intérpretes da Língua Brasileira de Sinais – Libras e profissionais capacitados para o atendimento e a locomoção dos participantes. A grande novidade é que o camarote desse ano ficará localizado próximo ao palco.

Oficina de adereços carnavalescos

Incentivar a formação profissional, incrementar a renda familiar e, ainda, fortalecer o artesanato local são alguns dos objetivos da oficina de adereços carnavalescos 2016, que começou nessa quarta-feira (13), promovida pela Prefeitura de Salgueiro, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social – Sedes.

Os adereços produzidos receberão a etiqueta do projeto Artesanato Salgueiro Criativo e serão expostos em um estande para a venda, no polo Bomba, no domingo (31/1), na concentração da Tabacaria, na Praça da Bomba, e durante todas as noites de Carnaval.

12545758_1713450442209227_546796434_o

Prévia

A programação oficial começa na sexta-feira (5/2), mas já no domingo (31/1), partindo da Praça da Bomba pelas avenidas da cidade, a Tabacaria homenageia, pelo 16º ano, em Salgueiro, o poeta português Fernando Pessoa, transformado em boneco gigante.

As orquestras Cultura Pernambucana, do Maestro Paixão e Imperial sem unem e reforçam o alcance dos metais. Frevos e marchinhas ganham vitalidade com as coreografias de todos os passistas profissionais de Salgueiro e o Maracatu Baque Virado Nação Salgueirense engrossam o cordão da troça que, definitivamente, conquistou o público e, a cada novo ano, aumenta a quantidade de seguidores.

Um momento representativo da Tabacaria é quando um dos idealizadores, o médico olindense radicado em Salgueiro, Radson Dias de Souza, recita o poema que deu nome ao bloco. O outro é quando o Mestre Jaime, criador da Bicharada, em sua versão gigante, feita em Olinda, encontra-se com Fernando Pessoa.