Do G1

 

Durante a final da Copa do Brasil entre Corinthians e Flamengo, em um camarote no Maracanã, na noite de quarta-feira (19), o prefeito de Barra MansaRodrigo Drable, foi acusado de importunação sexual.

A denúncia foi feita por uma funcionária de uma empresa que administra os camarotes do estádio.

Em depoimento à polícia, ela alegou que, por volta das 22h, quando o time do Flamengo fez o gol, Drable se aproximou e disse: “agora é a hora que vou te abraçar e te beijar”. Em seguida, segundo a vítima, ele tentou beijá-la, mas ela se esquivou.

Prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, em camarote do Maracanã — Foto: Reprodução/Instagram

Prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, em camarote do Maracanã — Foto: Reprodução/Instagram

 

Em nota, o prefeito disse que “apenas abraçou, no calor da emoção, durante a comemoração de um gol” a prestadora (veja a íntegra da nota no fim da reportagem).

O caso foi levado para o Juizado Especial do Torcedor. Na frente do juiz Francisco Emílio de Carvalho Posada e da promotora Denise Pieri Peçanha Pitta, Drable assumiu o crime e aceitou acordo para encerrar o caso: pagou R$ 1 mil para o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Perfil no Facebook do prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable — Foto: Reprodução/Facebook

Perfil no Facebook do prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable — Foto: Reprodução/Facebook

 

A pena para o crime de importunação sexual varia de um a cinco anos de detenção. Quando a pena mínima é menor do que quatro anos e não há violência ou grave ameaça, a lei permite que seja feito um acordo.

Em seu perfil no Facebook, Drable se descreve como um homem “casado com uma mulher maravilhosa” e pai de dois filhos.

Procurada pela TV Globo, a assessoria de imprensa do prefeito enviou a seguinte nota:

“A assessoria de imprensa do prefeito de Barra Mansa esclarece que Rodrigo Drable, que estava acompanhado de amigos, apenas abraçou, no calor da emoção, durante a comemoração de um gol, no jogo entre Flamengo e Corinthians, uma prestadora de serviço que trabalhava no Maracanã.

Os fatos foram devidamente esclarecidos junto à delegacia local e ao Juizado Especial Criminal (Jecrim), onde estavam presentes a Defensoria Pública, Ministério Público, estando o fato esclarecido e encerrado. Vale ressaltar que Drable foi espontaneamente à unidade policial.

Como gestor público e representante da população, Rodrigo Drable respeita e defende os direitos das mulheres. O prefeito é atuante na elaboração de políticas públicas e no desenvolvimento de uma rede de assistência a vítimas de violência, com projetos como a Patrulha da Mulher, o Hospital da Mulher e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social.”