Publicado às 04h29 desta quarta-feira (4)

Do Blog Nill Júnior

O SAMU da III Macro Região em Serra Talhada, deverá ser inaugurado em até noventa dias. Essa foi a informação que chegou a redação do blog Nill Júnior na noite desta terça-feira (03).

Segunda informações, na última sexta-feira (30), prefeitos em reunião no CIMPAJEÚ, aprovaram em assembleia a decisão do SAMU consorciado já para os dezessete municípios consorciados. Eles aceitaram a proposta e se comprometeram a pagar.

Os prefeitos: Marcone Santana (Flores), Tássio Bezerra (Santa Cruz da Baixa Verde), Sávio Torres (Tuparetama) e Evandro Valadares (São José do Egito), não estavam presentes na reunião, mas não devem se opor a decisão.

Ainda segundo informações, a pressão agora passa a ser junto ao Estado e ao Ministério da Saúde, que como são entes isolados passam o valor para o Consórcio.

Outra reunião marcada para a próxima segunda-feira (09), às 09h no Centro Tecnológico de Serra Talhada, reúne 35 prefeitos de municípios envolvidos, para discutir os trâmites legais de como vai funcionar a estratégia via Consórcio e se os outros prefeitos vão aceitar participar da ação.

A ideia é reunir as regiões de saúde de Afogados da Ingazeira, Serra Talhada e Arcoverde num grande consórcio em prol do SAMU. Hoje 35 municípios aguardam o início das atividades do SAMU. O Pajeú fez a sua parte e os prefeitos foram decisivos com relação ao equipamento, que trará muitos benefícios à região. A expectativa é de que respeitando os prazos pactuados, até dezembro o SAMU deve começar a funcionar.

Essa é uma luta antiga dos representantes da área de Saúde na região do Pajeú, foram feitas várias reuniões com representantes do Estado e do Ministério da Saúde em busca de uma solução para o problema que vem se arrastando desde 2014.

A visita técnica realizada por secretários de Saúde da região do Pajeú, mais uma representação do CIMPAJEÚ, em maio de 2018, conhecendo a experiência do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macro Região de Minas Gerais (CISSUL), que administra o SAMU na região, serviu de inspiração e aprendizado.