“Manda o prato que depois a gente ver como pagar”. Esse foi o roteiro apresentado pela coordenação da 221º Festa de Nossa Senhora da Penha, durante entrevista coletiva realizada no auditório da Faculdade de Formação de Professores (Fafopst) com as presenças dos secretários Naílson Gomes, Célio Antunes, Tarcísio Rodrigues e Márcio Modesto.

A coletiva durou cerca de 45 minutos e toda a imprensa local pode tirar dúvidas quanto à programação. Mas o FAROL acabou fazendo a única pergunta que ficou sem resposta satisfatória do governo. Questionamos quanto às despesas da festa, eventuais aportes da iniciativa privada e participação do Governo do Estado nos repasses.
 
“Ainda falta fechar alguns quesitos. Como por exemplo, palcos, som, iluminação, etc. Ainda não temos o valor exato dos gastos”, confessou Márcio Modesto. Fazendo uma breve intervenção, o presidente da Casa da Cultura,  Tarcísio Rodrigues, arriscou um palpite:  “Algo em torno de  R$ 800 mil só para as atrações”.

Um valor um tanto modesto, para nomes como Daniela Mercury, Victor e Léo, Renato Teixeira e Sérgio Reis. Sem esquecer de Alceu Valença. Até agora, nenhum valor consta no Portal de Transparência do governo. A legislação obriga que os gastos das prefeituras sejam divulgados, na internet, antes de serem efetuados. A intenção da Lei de Transparência é identificar a corrupção no momento em que ela ocorre.

Um outro ponto obscuro ficou por conta dos apoiadores da Festa de Setembro. Segundo a coordenação, o Governo do Estado, por exemplo, só confirmou o patrocínio de apenas um cantor, Belo. Entretanto, informações dão conta que a prefeitura está ajustando apoios ainda com outros parceiros.
 
A novidade da festa está no homenageado. Pela primeira vez um político: o ex-deputado Argemiro Pereira de Menezes, que  prestou serviços, como parlamentar, ao povo de Serra Talhada. Uma justa homenagem há um homem honrado que teve uma trajetória limpa como político.

*Saiba mais sobre a Lei de Transparência:

Prefeitura dribla Lei de Transparência e pode sofrer sanções

Prefeitura “maquia” site da transparência; e “Carlão” critica FAROL

PROGRAMAÇÃO  DA FESTA DE SETEMBRO

Dia 03 de setembro 

Renato Teixeira e Sérgio Reis

Luiz e Davi 

Vizzu 

Lea Emanuelly

Dia 04 de setembro

Belo

Geraldinho Lins 

João Valoá

Bira Marcolino   

  

Dia 05 de setembro

Víctor e Léo 

Forró do Muído

Artista da Terra

Romes e Roger

Dia 06 de setembro

Alceu Valença

Latino

Raniery e Banda

Artista da terra 

Dia 07 de setembro

Daniela Mercury 

Wanderley Andrade 

Mano Walter

Lampiônicos