Publicado às 10h22 desta terça-feira (21)

Ao se aproximar os 1.500 casos positivos de covid-19, a Prefeitura de Serra Talhada prepara uma iniciativa ousada para aumentar os índices de testagem no município, com o o intuito de isolar e cuidar dos que foram acometidos pela doença, que até agora tem uma baixa taxa de letalidade.

Durante live do Gabinete de Crise, nessa segunda-feira (20), a secretária de Saúde, Natália Regallato, disse que uma unidade móvel de testagem, com uma equipe de profissionais habilitados, vai rodar em todos os bairros de Serra Talhada, a partir do São Cristóvão, que está em curva crescente.

“A princípio vamos iniciar a testagem pelo bairro Bomba (São Cristóvão) porque a gente verificou uma crescente dos casos de covid-19 no bairro. E lá, no São Cristóvão, teve um serviço essencial que não parou, as oficinas. A medida que a gente for concluindo um bairro,vai seguindo para outro. Nesta terça-feira (21) estaremos nas oficinas, quando concluir, faremos os serviços essenciais do bairro como farmácias, padarias e mercadinhos, que também não pararam desde o início da pandemia, porque estavam atendendo as pessoas que precisavam dos itens essenciais a sobrevivência. A medida que for acontecendo a gente vai estar divulgando o bairro que será feita a testagem”, disse a secretária, ponderando:

“Agora, quero dizer a população que não será aquela demanda espontânea. A gente vai estar com a unidade fazendo uma triagem com outras secretarias. Teremos profissionais de saúde, se alguém tiver com algum sintoma, será referenciado para a unidade de covid para imediato atendimento médico. Não adianta fazer o teste rápido com o sintoma ativo, porque pode dar um falso negativo. Quem não tiver com sintomas faz o teste lá, quem por ventura apresentar sintomas, no dia do teste, vai para unidade de referência”, reforçou.