Publicado às 10h desta terça-feira (25)

A construção do Residencial Vanete Almeida, localizado às margens da BR-232, em Serra Talhada, se arrastam desde 2016.

Das 902 unidades que fazem parte do Programa Minha Casa Minha Vida sorteadas em 2017, boa parte vem sofrendo todo tipo de atos de vandalismo, com o roubo de utensílios elétricos e hidráulicos.

A solução encontrada pela Prefeitura de Serra Talhada, para impedir novas depredações, foi contratar seguranças armados até que as casas sejam entregues aos proprietários.

“O secretário Josenildo André, que é quem coordena a político habitacional do município, autorizou a contratação de seguranças armados para que não tenha nenhuma invasão e nenhuma depredação, ou seja, e está dando um custo enorme para o município. Estou indo nesta quarta-feira (26) para Brasília para uma reunião com o ministro Gustavo Canuto [do Desenvolvimento Regional] e nós vamos tratar a questão do Vanete [Almeida]”, explicou o prefeito Luciano Duque, durante entrevista ao programa Frequência Democrática.

Na opinião do prefeito, a atitude de colocar segurança não deveria ser da responsabilidade da prefeitura, mas do governo federal;.

“É preciso que o Banco do Brasil assuma a responsabilidade, porque aquilo é um patrimônio público construído com recursos do Banco do Brasil… Então quem tem que fazer a segurança lá não é a prefeitura, é o Banco do Brasil. E a partir daí eu vou ver qual decisão que o ministro vai tomar. O Banco do Brasil tem que licitar [a obra] novamente e contratar uma nova empresa para conclui-las. Há uma seguro em todas essas obras e o dinheiro do seguro cobre qualquer dano que tenha havido lá”.

AGORA É COM A COMPESA

Ainda durante a entrevista, Luciano Duque reforçou que agora só depende da Compesa para que as mais de 900 casas sejam entregues aos moradores. Ele também declarou que os vândalos começaram a agir após a construtora Arquitec ter abandonado o canteiro de obras.

“A gente vinha construindo essa solução junto com o deputado Fernando Monteiro. Nós tivemos uma reunião com Roberto Tavares, presidente da Compesa, porque a adutora [que levaria água para o bairro] estava travada há mais de um ano, porque só não inaugurou ainda por falta da adutora que leva água da Compesa para lá [o Vanete Almeida]. Depende da Compesa. Roberto Tavares autorizou a compra da tubulação e depois de tudo isso fomos pegos de surpresa pela construtora Arquitec que simplesmente mandou uma carta para a prefeitura e abandonou a obra e o canteiro de obras estava lá abandonado”, finalizou.

ESTRUTURA DO BAIRRO

Cada unidade habitacional mede 49 metros quadrados de área construída em um terreno de 9 x 15m, com sala de estar, cozinha, dois quartos e banheiro com acessibilidade. Além das 902 casas, 42 quadras de 22 imóveis casa, incluindo 28 unidades adaptáveis. O loteamento conta ainda com 02 quadras esportivas (futebol de areia e futsal), salão de eventos, duas churrasqueiras, quatro playgrounds e calçadas com acessibilidade.