Publicado às 13h25 desta segunda (25)

Imagem ilustrativa

A grande nuvem de fumaça que assustou dezenas de moradores na cidade vizinha de Calumbi, neste último fim de semana, ocorreu por conta de um incêndio na usina de reciclagem de lixo contratada pela Prefeitura de Serra Talhada, e que está sob a responsabilidade do grupo Hertz.

A usina fica na divisa entre Serra e Calumbi e os trabalhos de contenção das chamas contou com a parceria do governo Duque e da gestão Sandra Magalhães, além do Ibama e Corpo de Bombeiros. Nesta segunda (25), a Secretaria de Meio Ambiente de Serra, emitiu nota sobre o caso, onde promete cobrar explicações do grupo Hertz.

Afirma ainda que está mapeando possíveis danos ambientais. Além disso, comenta que as causas do incêndio estão sendo investigadas pelos órgãos competentes. Neste fim de semana, vários moradores acionaram o Farol enviando imagens do incêndio e admirados pelo fato da fumaça ter chegado a ofuscar a serra que dá nome a nossa cidade [veja aqui]. Leia o documento logo abaixo.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Como é de conhecimento público, no início da noite do último sábado (23/11), por volta das 21h, a unidade da Usina de Reciclagem de Resíduos Sólidos João Alfredo II, localizada em Serra Talhada-PE, foi vítima de um incêndio. O fogo foi controlado pelo Corpo de Bombeiros e PrevFogo do IBAMA, com apoio da Prefeitura de Serra Talhada, Agência Municipal de Meio Ambiente – AMMA, Prefeitura de Calumbi e Grupo Hertz.

A causa do incidente está sendo investigada pelos órgãos competentes. Enquanto aguarda a apuração dos fatos, a Prefeitura de Serra Talhada, através da Secretaria de Meio Ambiente e Agência de Meio Ambiente, solicitou esclarecimentos ao Grupo Hertz acerca do ocorrido e está mapeando possíveis danos ambientais para que sejam tomadas as medidas necessárias.

O governo municipal agradece ainda a todos que apoiaram no combate ao incêndio: Corpo de Bombeiros, equipe PrevFogo do IBAMA, secretarias envolvidas e em especial à prefeita de Calumbi Sandra Magalhães e à Câmara de Vereadores de Calumbi pelo empenho. A PMST lamenta o ocorrido, ao tempo que se compromete em manter a população informada acerca das providências cabíveis e dos resultados das investigações por parte dos órgãos competentes.

Prefeitura Municipal de Serra Talhada
Secretaria Municipal de Meio Ambiente

LEIA MAIS SOBRE ISSO

Grande nuvem de fumaça assusta moradores