Publicado às 12h36 deste domingo (18)

O SÃO JOÃO É PRÉ-ELEITORAL

Anarriê! Alavantu! e finalmente chegou a semana junina, dos santos e das comidas gostosas de milho. O período aquece a economia nordestina, mas este ano é diferente. Também aquece os bastidores da política, uma vez que estamos em ano pré-eleitoral.

Os grupos políticos não soltarão um ‘peito-de-veia’ sem um olhar para a urna. Bombinhas prá cá, prá lá, tapinhas nas costas e tudo mais. Vai ter pré-candidato que comerá até cinco buchadas de bode no dia. Arriégua!

 

QUANDO MÁRCIA ERA A NOIVA

Há quatro anos atrás, por exemplo, a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, então secretária de Saúde e pré-candidata do grupo, era a ‘noiva’ da vez com o consentimento do seu padrinho, agora deputado Luciano Duque.

A coisa mudou de vez. Márcia já ‘casou’ com a prefeitura, que passou a ser a noiva cobiçada, e a prefeita não quer largar mais. Já Duque vai programar um outro ‘arraiá, bem longe da prefeita. Dizem que o deputado não cansa de repetir: ‘Ômi, se arrependimento matasse…

E O PAU-DE-SEBO?

Em festa junina que se preze não pode faltar um ‘pau-de-sebo’. De preferência, bem grosso e roliço para suportar o rojão. Funciona assim: mete sebo no pau até ficar bem escorregadio, e na ponta, lá no alto, o prêmio é uma cédula de 100 reais. A confusão e o ‘bascui’ é grande, porque todos fazem de tudo, inclusive, subindo ou empurrando o outro, para pegar a prenda.

 

E O PAU NA POLÍTICA?

É pior do que o São João. Podem apostar. A disputa é na base do ‘vale tudo’. De rasteira à tapa nas costas. De falsidade à recado mal criado. No caso da disputa pela prefeitura, o desafio é maior para o bloco de oposição em Serra Talhada, que tem que escalar um cabra bom de ‘pau’, ou melhor, de votos, para derrubar Márcia do governo. Claro, nas urnas. O ‘nó’ é o perfil dos pré-candidatos. Até agora, ninguém com força suficiente no embate.

E SE FOR DUQUE?

Caso o deputado estadual, Luciano Duque, oficialize a entrada na disputa, aí o ‘pau quebra’. No bom sentido, é claro. A disputa ficará mais equilibrada, sem amadores. O ‘duelo’ pode ser montado numa arena do tipo quem mais fez pela cidade.

Acredito que o time da prefeita, que não quer largar o ‘osso’, vai tentar mostra mazelas do duquismo, mas, por outro lado, o governo atual tem muita brecha em pontos que não conseguiu avançar. Teremos mais um São João até lá, mas acredito que até o final do ano, o jogo estará definido.

 

 

 

NA CÂMARA O PAU VAI CANTAR

Aliás, nove fora nada, o pau já está ‘cantando’ na disputa por uma cadeira na Câmara Municipal de Serra Talhada. Tudo que você possa imaginar, poderá ocorrer neste embate. Cada cá tem o seu próprio pau-de sebo, mas disposto a meter o pau no outro.

Pois bem. A última pesquisa realizada pelo Farol, em pareceria com o Instituto Imape, revelou que quase 70% dos entrevistados ainda não sabem em que votar para vereador no ano que vem. Está cedo, está! Mas a corrida já começou.

O OPOSIÇÃO COLHE O QUE NÃO PLANTOU

Mais uma eleição se aproxima, e não poderia ser diferente: o bloco de oposição, em Serra Talhada, está mais perdido que cachorro durante a mudança. Não plantou quase nada de positivo até agora, e busca, desesperadamente, um candidato ou candidata.

Se não fosse o vereador Vandinho da Saúde, que abandonou o governo, o bloco seria um sepulcro. Complicado isto.

PERGUNTAR NÃO OFENDE?

Quando prefeito, o então deputado Luciano Duque (SD) foi ‘imortalizado’ por esbanjar obras e sorrisos. Era difícil ver o gestor de ‘cara amarrada’. Daí, caiu a alcunha, como uma luva, de ‘prefeito-sorriso’. Tenho muitas histórias no baú.

Por outro lado, além do sorriso, é claro, a prefeita Márcia Conrado se destaca pelo excesso de imagens nas redes sociais. Cada ‘mergulho’ é um flashe. Será que teremos, no ano que vem, um embate entre o ‘sorriso’ e a ‘selfie’. Façam às suas apostas.