dengueNa primeira fase da campanha, em Serra Talhada, contra o Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus, a Secretaria Municipal de Saúde detectou focos de mosquito em apenas 2,4% das casas visitadas, num total de 21.190 visitas desde dezembro passado. Ao todo, de acordo com relatório do governo municipal, foram encontrados 512 focos do Aedes na Capital do Xaxado e eliminados cerca de 30 mil depósitos com água parada em terrenos baldios e fundos de quintais. Serra fechou o ano de 2015 notificando 14 casos suspeitos de microcefalia, doença associada ao mosquito.

Os 26.190 imóveis visitados até agora correspondem a 66,4% do total de residências existentes no município. A Prefeitura de Serra Talhada tem intensificado as ações de combate a partir do lançamento do plano de mobilização, com criação de mutirões. As ações estão sendo realizadas em todos os bairros e também na zona rural da cidade mobilizando mais de 1.200 pessoas, entre voluntários e participantes das palestras educativas.

Ainda nessa primeira etapa foram recolhidos mais de 247 toneladas de entulhos em ambientes propícios para o desenvolvimento dos mosquitos. Para o acompanhamento sistemático da campanha, foi instituído um comitê permanente de monitoramento, que esteve reunido na última sexta-feira (8) para avaliar os resultados das ações realizadas. As atividade prosseguem durante o mês de janeiro e deverão alcançar a marca de 100% de imóveis visitados na Capital do Xaxado.

Representantes de várias pastas do poder municipal se reuniram para fazer um balanço das primeiras ações da campanha

dengueFoto: Assessoria