Fotos: Assessoria

No último sábado (1), a população de Calumbi reviveu uma festa tradicional que há oito anos não acontecia na cidade. A Festa dos Estudantes, que retorna com o projeto Prefeitura em Ação, aconteceu na praça principal com estantes de diversas ações comunitárias de saúde, agricultura e lazer e educação. Em contato com o FAROL DE NOTÍCIAS, os secretários do governo de Sandra Magalhães (PT) enfatizaram as políticas públicas positivas e o resgate da memória calumbiense que está sendo promovidos.

De acordo com a secretária de Educação, Rosilene Braz, a atividade contemplou uma carência de atendimentos a cultura, lazer e educação em Calumbi. “Tivemos brincadeiras, rodas de leitura, oficinas de arte, atividades lúdicas, parque de diversões e apresentações culturais do grupo de xaxado Gilvan Santos e um intercambio da escola calumbiense Erem Antônio Gomes de Lima e a Erem Cornélio Soares, de Serra Talhada. O professor Carlos Guimarães juntamente a Lourinaldo Teles, apresentaram trabalhos sobre Lampião”, relatou Rosilene.

AGRICULTURA E SAÚDE

No estande da Agricultura, o secretário Afonso Mateus viabilizou, em parceria com o Banco do Nordeste, assinaturas de contratos com clientes do programa Agro Amigo e renegociações de dívidas do Pronaf. “Além dos agricultores que poderiam consultar as instituições e tirar suas dúvidas, o evento contou com a presença do gerente do Banco do Nordeste, Edimilson Vasconcelos; o gerente do Pronaf, Gwelber; assessores do Agro Amigo, disse o secretário.

Para o secretário de Saúde, Arnaldo Novaes, foi um grande evento e que renovou as esperanças do povo de Calumbi, além de oferecer diversas ações de saúde. “A secretaria de Saúde participou ativamente da atividade Prefeitura em Ação trazendo para a população aferições de pressão; glicemia capilar; atualização da caderneta de vacina para crianças e adultos; ações de sensibilização sobre as DSTs, HIV e gravidez precoce; distribuição de preservativos masculinos e femininos; e atividades de sobre saúde bucal”, enfatizou o secretário.

Ainda em contato com o FAROL DE  NOTÍCIAS, a prefeita Sandra Magalhães analisou como positivo o evento e declarou que quer resgatar a memória cultural de Calumbi.

“Esta comemoração há muito tinha deixado de existir em Calumbi, queremos dentro da nossa gestão resgatar todas as festas culturais da nossa cidade. Buscamos contemplar todas as áreas fundamentais de prestação de serviços do governo municipal, para restabelecer a esperança do povo de Calumbi em nossa cidade. Estou muito satisfeita com essa conquista”, afirmou a prefeita.