Publicado às 16h25 desta sexta-feira (10)

Nesta sexta-feira (10), o Farol de Notícias entrevistou a secretária de Educação Marta Cristina, que detalhou como será o retorno do volta às aulas no município de Serra Talhada. Na próxima semana, cerca de 12 mil alunos irão voltar para as escolas municipais na Capital do Xaxado. Saiba os cuidados que as escolas estão tendo.

“Muitas ações, há muitos dias, vêm sendo encaminhadas. Antes de tudo isso, a gente cuida em correr para que a estrutura física das escolas estivesse acontecendo. Nossas equipes ainda hoje, também no final de semana, correm para as escolas para algumas adequações que surgem, às vezes coisas simples como uma torneira quebrada, ou coisa parecida seja sanada. Nós fizemos aquisições de EPIs, de equipamentos tecnológicos, alguns ainda aguardando chegar, no caso dos tecnológicos”, explicou a secretária acrescentando:

“Nossas equipes, hoje, concluem as entregas dos EPIs nas escolas. Nossas creches não retornam presencialmente na segunda-feira, as turmas que são de grande número de alunos vamos fazer um rodízio, revezamento de turma que, por exemplo, precisam ter o distanciamento e que tem em média 30 alunos, vamos receber 15 alunos numa semana, 15 alunos na outra, sempre orientando se manterem distantes, não vamos dar intervalos, vamos diminuir o tempo de aula. A merenda escolar já foi entregue nas escolas, graças a Deus, já tivemos encontro com nossos gestores, inclusive com nossa prefeita Márcia, com as orientações para eles acolherem da melhor forma possível nossos profissionais e nosso alunos foram dadas”.

Veja também:   Corrida para aliança de Márcia e 'Sebá' avança com leque de nomes

AVISO AOS PAIS

Marta Cristina disse que conta com o apoio dos pais, pede orientação, pois o cuidado vai ser redobrado com o retorno das aulas. As medidas de segurança devem ser cumpridas para que não haja contaminação pela Covid-19.

“Foram dadas [orientações] aos pais também, é extremamente importante dizerem se sentem seguros em mandar os filhos para a escola, então a gente apela e espera que os pais confiem que vai dar tudo certo, mas precisamos dar garantias que vamos dar todos os cuidados possíveis, alguns pais optaram por mandar os meninos outros não. Sobre a orientação que a gente dar aos pais é que nos apoiem, nos ajudem, orientem os meninos. De nada adianta a gente distribuir o álcool e a máscara na escola e a máscara não ser trocada, não ser limpa. Não ter a orientação que os meninos se mantenham distantes, que compreendam a ausência do intervalo já que a gente vai ter um tempo corrido de aula e os meninos saem de uma só vez para ir para casa”, pediu a secretária, completando:

“A gente sabe que nos primeiros dias essa nova rotina vai ser muito complicada, mas a julgar pela quantidade de alunos que queiram voltar logo logo a gente coloca tudo isso em ordem. Então, a orientação que damos aos pais é que nos ajudem, principalmente na conscientização, tomando todos os cuidados possíveis, visitem as escolas, apoiem nossos gestores, sugiram o que acham que deveria acontecer porque nós estamos aqui abertos a qualquer orientação, a qualquer sugestão, especialmente  dos pais que são as pessoas mais inseguras nesse contexto, mesmo sabendo que a gente trabalhou muito enquanto governo, especialmente a Secretaria de Saúde para vacinar a população educacional, estamos aí bem avançados na vacinação das pessoas pela idade para que o retorno presencial fosse possível já com a vacina”.

Veja também:   Aliados de Márcia e Sebastião já caminham juntos em ST

AS EXPECTATIVAS PARA O RETORNO

Marta ainda ressalta o fato de estar cheia de esperança com essa nova jornada da educação no município de Serra Talhada, é para ela como se fosse o início do ano letivo.

“As expectativas que nós temos para segunda-feira, eu poderia dizer que estou muito esperançosa, não sou pessimista de forma alguma até porque estamos fazendo tudo com muita responsabilidade, após o início das aulas nós vamos com poucos dias, junto a secretaria de controle interno, junto ao nosso governo, a secretaria de saúde, nós vamos analisar a evolução ou não dos casos porque se percebermos que por conta do retorno os casos aumentaram ou diminuíram a gente precisa levar essa informação para a população e se Deus quiser não vão aumentar para que a população se sinta segura e para que os pais possam deixar os meninos irem para a escola. A gente não só avaliou os gráficos, os números da nossa curva epidêmica agora, como vamos fazer isso frequentemente, eu estou muito otimista, muito esperançosa, nossas equipes estão muito comprometidas, estamos nervosos, ansiosos, é muito mais do que se estivéssemos iniciando um ano letivo”, ressaltou.

A ESPERANÇA DE UMA MELHORIA NA APRENDIZAGEM

A secretária garante que a prefeita Márcia Conrado está muito preocupada com a situação e com isso montou parcerias com outras secretarias para que todos os profissionais da educação fossem vacinados ainda hoje (10), dando assim mais segurança para os pais e alunos.

Veja também:   Filho ameaça matar o pai em ST e em seguida faz ataque contra carro

“Algo me chama muita atenção, nosso governo está muito unido, nossa prefeita muito preocupada, hoje, sexta-feira (10), acontece na secretaria de educação, a secretaria de saúde deu prioridade as doses de vacina que tínhamos no município para que os profissionais da educação que ainda não tomaram a segunda dose, pudessem tomar ontem e hoje, para que tudo aconteça da forma mais segura possível, aquele profissional que não tomou vacina ainda, acontece hoje um mutirão para vacinar essas pessoas com a parceria espetacular da secretaria de saúde, a gente pede apoio de toda a mídia, pedimos apoio de nossas escolas e a gente agradece a todo mundo que está torcendo para que a vida aos poucos vá voltando ao normal, daqui a gente se compromete em lutarmos muito, em nos esforçamos muito”, relatou Marta Cristina, complementando:

“Que pelo menos daqui para dezembro a gente consiga recuperar essa aprendizagem que foi tão prejudicada, eu agradeço de coração a oportunidade de falar com vocês aqui a oportunidade de poder levar os nossos anseios e as nossas palavras de acolhida aqui para todos os nossos alunos e profissionais”.