Camisa 10 do Santos de Pelé — Foto: Reprodução

Por Ge Globo

 

O Santos não terá mais em campo a camisa 10 a partir de janeiro. Atendendo a um desejo da família de Pelé, que faleceu na última quinta-feira, a diretoria alvinegra vai iniciar os trâmites burocráticos para aposentar o número que foi eternizado pelo Rei do Futebol no clube alvinegro.

A decisão, que terá de ser ratificada pelo Conselho, foi confirmada pelo presidente Andres Rueda, na manhã desta sexta-feira.

– Com esse entendimento da família (de Pelé), a gente vai propor para o Conselho que se aposente a camisa 10. Isso tem um trâmite burocrático, reunião de Conselho, aprovação… Enquanto isso, por um ato administrativo, a gente não vai mais utilizar a camisa 10 a partir de janeiro, esperando que vire uma decisão definitiva do nosso Conselho – disse o dirigente, em entrevista à Rádio BandNews.

A aposentadoria da camisa 10 do Santos sempre foi assunto nos bastidores do clube, mas com divisão de opiniões. O tema agora será novamente discutido e votado por conselheiros e associados.

– Eu particularmente sempre fui favorável. Acho que é uma excelente homenagem. Agora, porque isso não foi colocado antes… A opinião dos sócios é meio dividida, tem uma parte que quer que a camisa seja aposentada e outra grande parte não quer, que o fato dela estar presente vai sempre trazer a lembrança de que o Pelé está junto com o time jogando – explicou Rueda.

– Eu, como presidente e membro do Conselho, entendo que é uma decisão dividida. Agora acredito até que não, com essa vontade expressada pela família acho que mudou um pouco. Anteriormente tinha muito conselheiro que acreditava que a homenagem era a camisa 10 estar junto com o time. A gente vai levar novamente esse pedido para o Conselho, e enquanto isso, por uma medida administrativa, a gente não vai mais utilizar a 10, pelo menos enquanto não tiver uma decisão do Conselho

Pelé estava internado desde 29 de novembro no hospital Einstein, em São Paulo. Sua entrada no hospital ocorreu em virtude de uma infecção respiratória após ele contrair Covid-19 e para a reavaliação do tratamento de um câncer no cólon. Ele faleceu aos 82 anos.

O velório do Rei do Futebol será na Vila Belmiro, na segunda-feira. O enterro será na cidade de Santos, na terça-feira.