Presidente do Sinpol cobra uma delegacia em STPublicado às 10h deste sábado (5)

O presidente do Sindicatos dos Policiais Civis de Pernambuco (SINPOL), Rafael Cavalcanti, fez duras críticas ao governo do estado, durante entrevista ao programa Falando Francamente, na TV Farol. Ele lamentou o fato de Pernambuco chegar ao final do ano como o sexto da federação em roubo de veículos, reforçou que o programa Pacto pela Vida fracassou, e disse ter esperanças que a governadora eleita, Raquel Lyra, tenha um olhar diferente sobre a segurança pública.

Ao ser questionado, nessa sexta-feira (4), sobre o aumento da violência contra a mulher em Serra Talhada, e a ausência de uma delegacia especializada, Cavalcanti cobrou a abertura de uma DP na capita do xaxado.

“Acho que isso é um problema grave, um problema social na verdade, inclusive a violência doméstica, pela estrutura cultural muito machista da nossa sociedade. Isso é um ponto que tem que ser trabalhado com muita educação, é a forma de prevenir isso. Mas imediatamente nós precisamos ter um aparato policial suficiente para dar conta das ocorrências que surgirem. Não só dar conta das ocorrências, tratar essas ocorrências com as especificidades, com o cuidado que uma ocorrência desse tipo tem que ter. Eu faço um recorte muito simples em relação a esse tipo de ocorrência, com dois casos que são muito sensíveis, que é a violência doméstica e a violência contra o menor. Nós precisamos ter espaços adequados para atender esse tipo de ocorrência. Nós precisamos ter profissionais devidamente capacitados para lidar com esse tipo de ocorrência. Nós precisamos, inclusive, ter para além do serviço policial, um serviço psicológico para atender as vítimas. Sejam mulheres, crianças, sejam familiares de crianças, e para isso, nós temos que ter unidades em todo o Estado”, reforçou.

MAIS DELEGACIA

Ainda durante a entrevista, Rafael Cavalcanti revelou que Serra Talhada não pode mais conviver com apenas uma delegacia de polícia, e justificou seus argumentos.

“Eu sou um defensor de que a gente deveria ter delegacia da mulher em toda cidade, ou pelo menos em toda grande Microrregião de Pernambuco. Não dá para imaginar que uma cidade como Serra Talhada que, inclusive, a delegacia específica de Serra Talhada tem um problema grave. Não dá para tratar os crimes de Serra Talhada, com a população que tem hoje, com o crescimento e o desenvolvimento econômico que Serra Talhada tem hoje, com uma delegacia para dar conta de todos os crimes da cidade. Deveriam ser pelo menos duas delegacias em Serra Talhada, isso é ponto um. Ponto dois, tem que ter uma delegacia da mulher ali. Como tem que ter uma em Salgueiro. 

Confira a entrevista completa no Falando Francamente da TV Farol: