
Reconhecimento internacional destaca liderança transformadora na oftalmologia dos Drs. Liana e Marcelo Ventura
Os médicos oftalmologistas Drs. Liana e Marcelo Ventura, presidentes da Fundação Altino Ventura (FAV), serão agraciados com o Prêmio Enrique Graue Wiechers – 2025, uma das maiores distinções da oftalmologia internacional. A cerimônia de entrega será realizada nesta sexta-feira, 30 de maio, às 17h30, durante a solenidade de abertura do XXXVI Congresso Pan-Americano de Oftalmologia, em Bogotá, na Colômbia.
Prêmio Enrique Graue Wiechers
Criado em 2019 pela Sociedade de Ex-Alunos do Instituto de Oftalmologia da Fundação Conde de Valenciana, no México, o prêmio é concedido pela Associação Pan-Americana de Oftalmologia (PAAO) a oftalmologistas seniores que se destacam por sua liderança e contribuição para o desenvolvimento de instituições, hospitais e associações dedicadas à saúde ocular.
A honraria reconhece profissionais que se sobressaem na gestão de centros de referência, no incentivo à pesquisa científica, na formação de novas gerações de oftalmologistas e na prestação de serviços baseados em evidência científica. Já foram homenageados nomes de destaque mundial, como o Dr. Eduardo Alfonso, presidente do Instituto Bascom Palmer, e a Dra. Carmen Barraquer, presidente do Instituto Barraquer das Américas.
Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)
Em 2025, a distinção será entregue aos Drs. Liana e Marcelo Ventura, destacando a trajetória de mais de 38 anos à frente da Fundação Altino Ventura, com atuação voluntária desde sua fundação, em 1986. O casal é reconhecido por seu compromisso com a promoção da saúde ocular e inclusão de pessoas com deficiências visuais, auditivas, físicas e intelectuais, beneficiando milhões de brasileiros em situação de vulnerabilidade social, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Impacto e legado
Com apoio da sociedade civil, parceiros nacionais e internacionais, e uma equipe multiprofissional altamente qualificada, a Fundação Altino Ventura se consolidou como referência nacional e internacional em oftalmologia. Além de prestar atendimento médico especializado, a instituição investe continuamente no ensino e na pesquisa científica. Já formou mais de 735 oftalmologistas brasileiros e estrangeiros e mantém programas de residência médica, especialização, fellow e doutorado interinstitucional em parceria com a UNIFESP.
Em nota conjunta, os presidentes da FAV expressaram gratidão pela honraria:
“Receber esse prêmio nos emociona profundamente. Ele representa o reconhecimento de um trabalho coletivo, construído com dedicação, ciência, solidariedade e muita fé. A Fundação Altino Ventura é um projeto de vida, que ultrapassa fronteiras e transforma realidades. Sentimos enorme gratidão a Deus ao recebermos esta significativa distinção internacional.
Reconhecemos o papel de todos os pilares – os sócio-fundadores Dr. Altino e Lourdes Ventura, Dr. Inácio e Auristela Cavalcanti, Drs. Ronald e Elani Cavalcanti, e nós, Drs. Marcelo e Liana Ventura – e de todas as equipes que compõem os quadros administrativos e assistenciais da Fundação Altino Ventura. A confiança de nossos pacientes, o apoio da sociedade e de todos os parceiros tornaram possível abençoar tantas vidas ao longo desses 38 anos.”
Sobre a Fundação Altino Ventura (FAV)
A Fundação Altino Ventura é uma instituição filantrópica, fundada em 1986, com sede no Complexo Hospitalar localizado no Recife (PE), em uma área de 20 mil m². Atua na promoção da saúde ocular e na reabilitação de pessoas com deficiências, tendo como missão atender prioritariamente a população de baixa renda.
Credenciada pelo Ministério da Saúde desde 1992 e certificada com o selo “Acreditado Pleno” pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), a FAV já realizou mais de 22 milhões de procedimentos oftalmológicos, beneficiando mais de 2 milhões de pacientes. Seu Centro Especializado em Reabilitação reabilita anualmente cerca de 9 mil pessoas.
Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
A FAV também possui unidades avançadas em cidades da Região Metropolitana do Recife e do interior de Pernambuco. Sua estrutura é capaz de atender até 70 mil pacientes por mês e realizar até 4 mil cirurgias oftalmológicas mensais.
No campo científico, entre janeiro de 2018 e julho de 2024, o Departamento de Investigação Científica da FAV publicou 86 artigos revisados por pares, sendo 60 em revistas internacionais indexadas e 26 em publicações nacionais.
Sobre o Dr. Enrique Luis Graue Wiechers
O Dr. Enrique Luis Graue Wiechers nasceu na Cidade do México, em 1951. É um dos mais renomados oftalmologistas do continente, formado pela Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), com especialização em córnea pela Universidade da Flórida. Dirigiu o Instituto de Oftalmologia Fundación Conde de Valenciana e presidiu diversas sociedades científicas internacionais. Recebeu prêmios relevantes, como o “Honor Award” da American Academy of Ophthalmology.
Sobre a Fundação Conde de Valenciana
A Fundação Conde de Valenciana, por meio do Instituto de Oftalmologia IAP, é uma instituição sem fins lucrativos fundada em 1976. É referência em atendimento oftalmológico de alta qualidade na América Latina, com foco no atendimento a pessoas de baixa renda. Além da oftalmologia, oferece suporte em outras áreas médicas, como pediatria e imunologia, e se destaca pelo ensino e pela pesquisa.
1 comentário em Presidentes da Fundação Altino Ventura recebem Prêmio