Serra Talhada entrou na lista de cidades com alto risco de focos de incêndios nas matas, segundo o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente). No início do ano, o órgão detectou, por satélite, o fogo como principal agente de deterioração da vegetação Caatinga no município. Para conter o avanço de incêndios florestais na cidade instalou uma “brigada do fogo” que atua desde agosto com 15 integrantes. Apesar das estatísticas, o grupo de contenção, chamado PrevFogo, ainda não foi acionado na Capital do Xaxado. Este ano, o Ibama implantou brigadas para conter focos de calor também em Petrolina e Santa Maria da Boa Vista.

Segundo o chefe do PrevFogo em Serra Talhada, João Carlos de Lemos, o Ibama vai atuar na cidade pelo período de cinco meses. “Ficaremos na cidade por esse período até que consigamos diminuir os índices de incêndios florestais na cidade. Os satélites do Ibama detectaram focos constantes na região”, relata Lemos, afirmando que os brigadistas têm treinamento diferente dos Bombeiros. “Porque somos exclusivos para atuar com incêndios florestais”.

O PrevFogo é um projeto do Governo Federal implantado no Brasil em 2008 com o intuito de reduzir os índices de focos de calor nas florestas e é treinado também para conscientizar a população sobre o trato com as matas. “Muitos agricultores ainda queimam a terra para prepará-la para agricultura. É uma técnica antiga e que só faz prejudicar a natureza e a população. Então, nós estamos indo nas comunidades prestar auxílio”, avisa João Carlos Lemos.

LOCALIZAÇÃO

O PrevFogo de Serra Talhada está localizado no Parque de Exposição de Animais, ao lado da sede da Secretaria Municipal de Agricultura. Quem quiser solicitar os serviços do grupo deve ligar para o 3831 – 1374 ou 9110 – 7334, das 7h às 19 horas. A brigada do fogo é responsável também por preservar a Mata da Pimenteira, que fica na Serra que dá nome à Capital do Xaxado. “Também fazemos a contenção de incêndios nas margens de BRs e Áreas de Preservação Permanente (APPs)”, esclarece João Carlos Lemos.