A Câmara Municipal de Serra Talhada (CMST) se reuniu nesta sexta-feira (1) com representantes dos aposentados e líderes sindicais, para ter um último diálogo sobre o Projeto de Lei 043/2013 que aumenta a alíquota da previdência de 11% para 13,5%. A convocação partiu do presidente da Câmara, José Raimundo Filho (PTB)- que coordenou um debate de quase três horas antes do projeto entrar em regime de votação. Segundo o presidente, a ideia foi ouvir opiniões para que os vereadores pudessem dar sugestões e melhorar a proposta do governo.

Um dos resultados considerados positivos por José Raimundo, foi a construção de pautas que serão entregues ao prefeito Luciano Duque para que a prefeitura saia da crise que está enfrentando.

“Não apostamos no quanto pior melhor e sabemos que a crise da previdência é histórica. Vem se agravando, pelo menos, nos últimos dez anos. Por isso que decidimos sugerir mudanças no comportamento do governo”, disse o vereador.

Entre as propostas algumas se destacam. Por exemplo, a redução brusca nas despesas com pessoal, com ênfase nos contratos, cargos comissionados e funcionários avulsos. A necessidade de responsabilizar os ex-gestores e os futuros sobre os ‘rombos’ criados na previdência e a unificação do pagamento dos aposentados com o pessoal da ativa.

“Este não é um problema exclusivo dos vereadores, como alguns tentam demonstrar. É também do governo e de toda sociedade. Estamos falando do futuro de vidas humanas e ninguém pode ser leviano”, disse José Raimundo Filho, informando ainda que até a próxima segunda-feira (4) a secretaria da Câmara Municipal vai está recebendo emendas ao projeto governista. “A intenção é melhorar e deve acontecer mudanças”, finalizou.