Mãe Neta em seu barracão. Foto: LiccaLima/Farol de Notícias

Algumas crenças acreditam que entidades espiritualizadas influenciam nos acontecimentos de cada ano.

Nas religiões de matriz africana como o candomblé e a umbanda, e também na Jurema Sagrada, corrente religiosa nordestina e indígena, o ano de 2024 será regido por Exu e Obaluaê (Omolu).

Essas duas divindade são denominadas “orixás”, entidades espirituais representados pela natureza que guiam a humanidade em sua experiência no planeta terra .

COMO A ENERGIA DESSES ORIXÁS ATUARÃO EM 2024

Segundo a filosofia religiosa africana e de diáspora, Exu é o orixá  da justiça, mensageiro e guardião dos caminhos, uma representação da ideia de que “quem deve paga e quem merece recebe”, logo será um período onde as pessoas devem buscar os caminhos mais justos, onde nem sempre os caminhos, as escolhas e as decisões serão fáceis e a reflexão sobre as consequências de nossos atos deverá mais do que nunca ser aprofundada.

Exu em aquarela. Foto: @pikisuperstar/Freepik

Já Obaluaê é uma das entidades mais temidas das doutrinas religiosas africanizadas, pois ele é orixá da cura, mas também o orixá da doença, da vida e da morte e da terra.

É uma divindade que vem para nos lembrar em refletir sobre os processos, os começos e os finais e também sobre o que estamos semeando no mundo, e como podemos curar nossas feridas espirituais.

Foto: Jagun Dile Desenhos/Facebook

O contexto espiritual apresentado mostra que 2024 será marcado pela dificuldade e pela forma que lidaremos com ela.

Diante disto, o Farol aproveitou a sabedoria das religiões de matriz africana para conversar na manhã, da última sexta-feira (29), com a líder religiosa da Jurema Sagrada, Edinete Santana da Silva, conhecida como Mãe Neta.

MÃE NETA E SUAS PREVISÕES SOBRE ELEIÇÕES EM ST

O “barracão” de Mãe Neta, local designado para reunir afilhados, sacerdotes e demais pessoas interessadas na Jurema, fica localizado no bairro Mutirão, em Serra Talhada, e tem mais de 40 anos de existência.

A reportagem do Farol  procurou saber detalhes do cenário político de 2024, ano de eleições municipais em Serra Talhada. Pedimos a Mãe Neta que jogasse para saber os caminhos de dois pré-candidatos, um da situação e outro da oposição, que aparecem com mais destaque nos assuntos políticos da Capital do Xaxado. Confira.

ELEIÇÕES MUNICIPAIS: MÁRCIA CONRADO X LUCIANO DUQUE

Sobre uma possível candidatura e vitória do deputado estadual e ex-prefeito Luciano Duque, a sacerdote foi enfática em dizer que as chances de um resultado positivo são altas, mas que há um perigo espiritual rondando as intenções de Duque, pois já estão “trabalhando” (fazendo despachos ou outro tipo de ritual) para que ele perca.

“Ele pode ganhar, mas tem muita gente trabalhando para ele não ganhar. Todo mês derruba uma coisa. Mas está aberto para que ele ganhe. Ele tem que tirar o vodun (energia negativa que trava os caminhos), o obsessor (tipo de espírito ruim que faz as coisas darem errado). Se não tirar, ele não ganha. Estão trabalhando cruzado. Tranca-rua (entidade da Jurema) está pedindo para tirar o vodun dele para poder chegar junto. Começaram a trabalhar para Luciano perder desde o mês de junho”, explicou.

Sobre a atual prefeita e candidata a reeleição, Márcia Conrado, Mãe Neta não escondeu o espanto ao notar a potência da energia negativa que está ao redor da petista, e não previu um caminho muito fácil para a gestora.

“Essa daí é que tem vodun mesmo. Mas também, já tem gente trabalhando. Está mais para Luciano ganhar do que ela. Ela [Márcia] pode até ganhar apoiada em feitiço, mas em votação não. É coisa pesada”.

MAIS PREVISÕES

A juremeira ainda previu que um político muito atuante em Serra Talhada irá enfrentar um grave problema de saúde em 2024.

“Tem um deles que terá problema de saúde, mas não para morrer. Quem faz coisas erradas, uma hora paga. Algo grave”.

Ao finalizar a conversa, Mãe Neta ainda sugeriu que duas coisas surpreendentes podem abalar as estruturas da disputa eleitoral.

“Pode acontecer uma morte e também a vitória de um candidato que ninguém espera. As coisas estão todas encaminhadas, mas uma dessas surpresas pode impactar”, concluiu.