venezuelaA primeira deputada transexual na história da Venezuela, Tamara Adrián, tomou posse nesta quinta-feira (14) no Parlamento como membro da bancada suplente da maioria opositora.

“Orgulhosa da minha posse no dia de hoje nesta importante sessão da Assembleia Nacional sobre Direitos Humanos e ensino superior”, escreveu em sua conta no Twitter a ativista da comunidade de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais (LGBT).

Aos 61 anos, a militante do partido Voluntad Popular, fundado pelo líder radical preso Leopoldo López, promete trabalhar para uma lei contra a discriminação e em favor dos direitos das pessoas transexuais, pois considera que a Venezuela está atrasada com relação a países como México, Argentina, Colômbia, Brasil e Chile.

Veja também:   Médico serra-talhadense é preso suspeito de agredir esposa na PB

A advogada acusa o estado venezuelano de “homofóbico por ação” e “omissão”, dado que pediu para que a justiça reconhecesse sua identidade de gênero após ser operada para mudar de sexo na Tailândia em 2002 e até hoje não teve resposta.

Tamara Adrián tomou posse para substituir o deputado Tomás Guanipa, que não participou da sessão legislativa desta quinta-feira.

( Do G 1 )