Príncipe Harry comenta pela primeira vez sobre morte da avó, a rainha ElizabethDo G1

 

O príncipe Harry se pronunciou nesta segunda-feira (12) pela primeira vez sobre a morte da avó, a rainha Elizabeth II. Ele se referiu à monarca, com quem mantinha uma relação próxima, como uma “bússola para muitos”.

Em um comunicado, Harry, 37 anos, que abandonou a monarquia em 2020, afirmou que é “eternamente grato” a sua avó, morta na quinta-feira (8) aos 96 anos, de quem sente “muita saudade”.

Príncipe Harry comenta pela primeira vez sobre morte da avó, a rainha Elizabeth

Comunicado no qual príncipe Harry homenageia sua avó, a rainha Elizabeth II, divulgado em 12 de setembro de 2022. — Foto: Reprodução.

“Vovó, este momento da partida final nos traz grande tristeza, mas sou para sempre grato por todos os nossos primeiros encontros – desde as minhas memórias da minha primeira infância com você, passando por lhe encontrar pela primeira vez como minha Comandante-em-chefe até quando você encontrou minha querida esposa e abraçou seus bisnetos amados”, declarou.

No fim de semana, Harry visitou um local de homenagens à avó em frente ao Castelo de Windsor acompanhado de sua esposa, Meghan Markle, e dos agora príncipes de Gales, William e Kate, em uma rara aparição pública dos dois casais.

Apesar de ter protagonizado uma das maiores polêmicas da família real britânica ao abdicar das funções da família real – e, por consequência, do salário – em 2020 para viver com sua esposa, Meghan Markle, e os filhos nos Estados Unidos, Harry mantinha uma relação próxima e bastante afetiva com sua avó.

Os dois costumavam promover momentos de descontração e brincadeiras em encontros oficiais, e a filha mais nova do casal Harry e Meghan recebeu o nome de Lilibet Diana – uma homenagem à monarca e também à mãe do príncipe, a princesa Diana.

Homenagens

A morte da rainha Elizabeth II, na quinta-feira (8), vem sendo seguida de uma série de cerimônias e homenagens, que seguirão até o dia do funeral da monarca, em 19 de setembro. Confira a agenda oficial de eventos até lá:

  • 12 de setembro – O caixão com o corpo da rainha sairá Holyroodhouse para a Catedral de St. Giles, também em Edimburgo. O rei Charles III e outros membros da Família Real participarão de uma procissão e assistirão uma cerimônia na catedral.
  • 13 de setembro – O caixão com o corpo de Elizabeth II segue de avião para o aeroporto de RAF Northolt, em Londres, na Inglaterra. O caixão da rainha será então transportado para o Palácio de Buckingham, por estrada.
  • 14 de setembro – Pela tarde, o caixão será transportado em uma carruagem do Palácio de Buckingham ao Palácio de Westminster, onde o corpo da rainha repousará até a manhã do dia do funeral. Durante esse período, o público também terá a oportunidade de visitar o Westminster Hall para prestar suas homenagens à rainha.
  • 19 de setembro – Finalmente, o caixão será levado em procissão do Palácio de Westminster até a Abadia de Westminster, onde acontecerá o Funeral de Estado.