Foto: Oscar Del Pozo/AFP

Por Notícias R7

 

O livro de memória do príncipe Harry chega às livrarias nesta terça-feira (10) após muitas revelações comprometedoras serem vazadas nos últimos dias. A obra recebeu o título de Spare (que em português se chama O que Sobra) e conta bastidores do Palácio de Buckingham e da vida do filho caçula do rei Charles 3º com a princesa Diana.

Antes de chegar às prateleiras físicas e às lojas virtuais, a publicação alcançou a segunda posição entre os livros mais vendidos nos Estados Unidos e no Reino Unido.

Harry estaria escrevendo o relato há mais de um ano juntamente com o vencedor do prêmio Pulitzer J.R. Moehringer. Para públicar a obra, o Duque de Sussex embolsou R$ 108 milhões só com o contrato assinado com a editora.

Estudiosos da monarquia britânica acreditam que o livro poderá contribuir negativamente para a imagem da realeza britânica, como com o relato de que Harry usou cocaína quando tinha 17 anos.

As páginas do livro devem afetar diretamente a relação entres os dois irmãos. William foi chamado por Harry de “arqui-inimigo” e foi acusado de agressão quando eram adolescentes.

O rei Charles 3º, que assumiu o trono após a morte de Elizabeth 2ª em setembro do ano passado, também não saiu ileso das revelações do filho. Segundo informações que foram vazadas antes do lançamento, o monarca teria demonstrado preocupação em perder protagonismo para as noras, Kate e Meghan, e ainda ficou relutante em apoiar financeiramente a família dos filhos.

KUN TIAN, MARIA-CECILIA REZENDE, DAVID LORY, CECILIA SANCHEZ/AFP – 7.6.2021

Apesar da tentativa das editoras ao redor do mundo em guardar o livro a sete chaves até o lançamento global, algumas cópias foram postas à venda por engano na Espanha. A mídia britânica, horas depois, já publicou uma série de revelações contidas na obra.

O que Sobra conta com mais de 400 páginas e é uma das primeiras autobiografias feitas por um membro do núcleo central da família real britânica.