Do Diario de Pernambuco
Foto: Adrian Dennis/POOL/AFP

O príncipe Philip, esposo da Rainha Elizabeth II, foi hospitalizado após de forma preventiva após passar mal, informou nesta quarta-feira o Palácio de Buckingham.

O duque de Edimburgo, de 99 anos, “foi internado no hospital King Edward VII na terça a noite. Sua internação é uma medida de prevenção, seguindo a orientação de sua alteza real, depois de sua indisposição”, disse o Palácio em um comunicado, explicando que o príncipe ficará internado por “alguns dias”.
O Príncipe Philip deixou suas atividades oficiais em agosto de 2017, tendo participado de mais de 22.000 atos relacionados à sua posição como consorte desde 1952, quando sua esposa subiu ao trono. Ele ocasionalmente acompanha a rainha em alguma aparição pública.
Em junho de 2017, o príncipe foi hospitalizado por duas noites devido a “uma infecção relacionada a uma patologia existente”. Em 2018 ele foi submetido a uma cirurgia de quadril.
Em janeiro de 2019, ele se envolveu em um acidente espetacular quando seu Land Rover colidiu com outro veículo que saía de uma garagem na propriedade Royal Sandringham. O veículo do príncipe capotou, mas Philip escapou ileso do acidente e, posteriormente, renunciou à carteira de habilitação.
No final de dezembro daquele ano, ele foi internado no Hospital King Edward VII e permaneceu sob observação “devido a problemas de saúde pré-existentes”, segundo o palácio.
Elizabeth, 94, e o marido receberam a primeira injeção da vacina contra o coronavírus em janeiro, no Castelo de Windsor, a oeste de Londres, onde permanecem confinados.